Líderes e representantes de países vêm à posse de Lula no Congresso
Presidentes como Boric, Fernandez e Felipe VI estão no Congresso para a solenidade de posse. Mais tarde, haverá uma recepção no Itamaraty
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 48 chefes de Estado e seus representantes estão no Congresso Nacional para participar da primeira parte da solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), nesta segunda-feira (1º/1).
Entre eles, os presidentes sul-americanos Alberto Fernández, da Argentina (foto em destaque), Gabriel Boric, do Chile, e Gustavo Petro, da Colômbia. O presidente da Bolívia, Luis Arce, também está no Congresso.
O rei da Espanha, Felipe VI, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também estão no local. Já o vice-presidente da China, Wang Qishan, irá diretamente para o Palácio do Planalto.
Os ex-presidentes do Uruguai José Mujica e Julio María Sanguinetti também participam do evento. Eles integram a comitiva uruguaia chefiada pelo atual mandatário do país, Luis Alberto Lacalle Pou.
A tradicional cerimônia de posse conta com uma série de compromissos em Brasília, da Catedral Metropolitana ao Palácio do Planalto, com encerramento em uma recepção no Palácio Itamaraty. Em paralelo, é organizado um evento musical na Esplanada dos Ministérios, que deverá mobilizar a militância.
O roteiro oficial da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governos estaduais) ao Congresso a partir das 13h45.
Pelo menos 18 chefes de Estado confirmaram presença na cerimônia.
Veja a lista:
- Rei da Espanha, Filipe VI;
- Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier;
- Presidente da Angola, João Lourenço;
- Presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- Presidente da Bolívia, Luis Arce;
- Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves;
- Presidente do Chile, Gabriel Boric;
- Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
- Presidente do Equador, Guillermo Lasso;
- Presidente da Guiana, Irfaan Ali;
- Presidente de Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló;
- Presidente de Honduras, Xiomara Castro;
- Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez;
- Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa;
- Presidente do Suriname, Chan Santokhi;
- Presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta;
- Presidente do Uruguai; Luis Alberto Lacalle Pou;
*Representando o presidente do México, virá a primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller.
A seguir, vice-presidentes e chefes de Governo:
- Vice-presidente da China, Wang Qishan
- Vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés Mesa;
- Vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa, Jr.;
- Vice-presidente do Panamá, José Gabriel Carrizo;
- Primeiro-ministro da República de Guiné, Nuno Gomes Nabiam
- Primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maïga;
- Primeiro-ministro do Marrocos, Aziz Akhannouch;
- Primeir0-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.
Planalto e Itamaraty
Ao deixar o Congresso Nacional, Lula e Alckmin se dirigem ao Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, chegam ao Planalto e sobem a rampa. No local, o presidente recebe a faixa presidencial — o que pode ocorrer ao pé da rampa de acesso ou no Parlatório. É de praxe que o novo presidente receba a faixa do antecessor, mas Jair Bolsonaro (PL) deixou o país na última sexta e ainda não está definido quem fará a passagem da faixa para Lula. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também se negou a fazer a passagem da faixa.
“Não compete a mim entregar a faixa. Se for para entregá-la dobrada, outra pessoa que o faça”, declarou Mourão.
Com a faixa, Lula fará um discurso ao público, sem tempo estimado. Ao final, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste para cumprimentar os chefes de Estado e de governo, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível.
Após os cumprimentos, a partir das 18h, Lula segue ao Salão Nobre para dar a posse aos ministros e ministras de Estado. Em seguida, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste para a foto oficial. A cerimônia encerra-se com a foto oficial do ministério.
Os eleitos deixam o Planalto e finalizam os ritos no Palácio do Itamaraty, onde recebem os chefes de Estado e de governo e demais convidados. A recepção no Itamaraty começa a partir das 19h30.