metropoles.com

Líderes da Câmara se reúnem na 2ª para debater comissões e pautas

Principal expectativa é em relação à definição da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Posse na Câmara
1 de 1 Posse na Câmara - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na preparação para um período mais intenso de trabalho na Câmara, após o Carnaval, os líderes da Casa têm um encontro marcado na próxima segunda-feira (11/2). Na pauta, os parlamentares vão tentar definir algumas das principais comissões permanentes do parlamento e também uma pauta mais ampla de projetos prioritários para o primeiro semestre.

A principal expectativa é em relação à definição da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ), a única que deve ter o martelo batido no início da próxima semana. O colegiado é a porta de entrada da maioria dos projetos que passa pelo Congresso.

Havia uma perspectiva de que a CCJ fosse instalada no fim de fevereiro. No entanto, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que ainda precisava conversar com o PT para fechar o desenho das comissões.

A CCJ é a comissão que analisa se as propostas respeitam princípios constitucionais. Ela ficará sob o comando do PSL, maior partido da Casa e única sigla a ser considerada, até agora, como da base do governo.

Nova Previdência
O partido do presidente Jair Bolsonaro deve indicar para a presidência do colegiado o deputado Felipe Francischini (PSL-PR), filho do delegado e deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR). Na vice-presidência deve ser indicada a deputada Bia Kicis (PSL-DF). A expectativa é que ela tenha uma participação ativa no colegiado e na aprovação da nova Previdência nessa instância.

Outras pautas devem ser discutidas na reunião, além da reforma e do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para que a Câmara não fique “refém de apenas estes dois projetos”, segundo uma fonte.

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), deverá apresentar uma pauta própria, previamente aprovada pelo presidente Bolsonaro, durante o encontro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?