Líder do União pede desculpa a Boulos após briga por relatoria de MP
Elmar Nascimento pediu desculpas por ter “extrapolado” em disputa por relatoria de MP do Minha Casa, Minha Vida na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma reunião entre lideranças nesta quinta-feira (13/4), Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, pediu desculpas publicamente ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) por ter “extrapolado” na defesa dos interesses de seu partido.
“Quero agradecer o gesto do deputado Boulos, que chegou nesta Casa se destacando, e claro, é compreensível que eu defenda os interesses do meu partido [União Brasil] e peço desculpas se extrapolei na defesa desses entendimentos”, disse Elmar.
Na quarta-feira (13/4), Elmar chegou a ameaçar ir ao Conselho de Ética contra Boulos por causa de briga sobre relatoria da medida provisória (MP) do Minha Casa, Minha Vida.
“Houve um acordo ontem no colégio de líderes, PSol não tem nem tamanho para ser membro de um colegiado de idoso, quanto mais para ser relator. O deputado Boulos foi na má-fé, falou ao presidente [da comissão da MP] Eduardo Braga (MDB-AM) que tinha sido escolhido pelo colégio de líderes, o que não é verdade. A escolha recaiu não sobre pessoas, recaiu sobre o União Brasil. O PT escolheu a comissão do Bolsa Família e a gente ficou com o Minha Casa, Minha Vida, e o MDB com a reestruturação (dos ministérios)”, disse Elmar durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira.
“Vou avaliar se levo o caso ao Conselho de Ética ou não. Isso nunca aconteceu no parlamento brasileiro, ter uma decisão do colégio de líderes e eu vou lá ao presidente de uma comissão mista, um senador, dizer que fui escolhido”, reiterou.
O que ficou decidido?
Boulos será vice-presidente da comissão mista que discutirá a reestruturação do programa Minha Casa, Minha Vida por meio de uma medida provisória (MP). A relatoria ficará com o deputado Fernando Marangoni (União-SP). Pelo acordo entre os líderes, Boulos será relator do projeto de lei do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
“Não serei relator do Minha Casa, Minha Vida, que ficará com o União Brasil, mas estarei na comissão mista. Estarei na relatoria do PL de urgência constitucional do programa de Aquisição de Alimentos, onde será incorporada a proposta de cozinhas solidárias”, disse Boulos a jornalistas após uma reunião na residência oficial da Câmara.
“Este foi 0 acordo possível entre os líderes para que se chegasse a um entendimento e que assim, pudesse andar com as comissões mistas”, completou Boulos.
Ainda no arranjo das relatorias, Zeca Dirceu (PT-PR), líder da sigla na Câmara, afirmou que o relator da MP do Bolsa Família será o deputado Doutor Francisco (PT-PI).