metropoles.com

Líder do governo na Câmara diz que Constituição tornou o país “ingovernável”

Deputado Ricardo Barros (PP-PR) defendeu a realização de um plebiscito, como fez o Chile nesse domingo, para reformar a Carta Magna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ricardo Barros
1 de 1 Ricardo Barros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O líder do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou nesta segunda-feira (26/10) que a Constituição Federal de 1988 tornou o país ingovernável e defendeu a realização de um plebiscito no Brasil para reformar a Carta Magna, como fez o Chile nesse domingo (25/10).

“A nossa Constituição é a Constituição cidadã. O presidente [José] Sarney já dizia quando a sancionou que [a CF] tornaria o país ingovernável, e o dia chegou. Temos um sistema ingovernável”, declarou Barros em live chamada Um dia pela democracia, promovida pela ABDConsult.

“Não temos nenhuma capacidade de aumentar a carga tributária e não damos conta de entregar todos os direitos que a Constituição decidiu em prol dos cidadãos. Eu defendo nova Assembleia Geral Constituinte, como fez o Chile”, acrescentou.

O deputado destacou que a Carta Magna precisa ter mais deveres, pois “só tem direitos”, e disse que a Constituição de 1988 criou um Estado que gasta mais do que arrecada. Ele também frisou que é necessário equilibrar os poderes. “O poder fiscalizador ficou muito maior do que os demais.”

Barros defendeu também o regime parlamentarista. “É um regime de governo mais efetivo. Permite nos ajustarmos mais rápido às crises e retomarmos o rumo. Vamos lutar por isso [pelo parlamentarismo]”, disse.

O parlamentar criticou também o “ativismo político do Judiciário” que “está intenso”. “Não se pode combater crimes cometendo crimes, como vimos nos últimos anos. Todos têm de responder pelo o que fazem. Ninguém pode atingir terceiros em sua honra, em sua reputação e sair ileso”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?