Líder do governo, José Guimarães não acompanhará Lula na China
José Guimarães aponta que, nesta semana, liderança do governo terá muitos compromissos no Congresso, que analisa quatro MPs de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) não acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à China. A comitiva presidencial, formada por diversos ministros, governadores e deputados, decola nesta terça-feira (11/4).
José Guimarães confirmou nesta segunda (10/4) que ficará em Brasília. O deputado apontou que, nesta semana, terá agenda preenchida, com necessidade de articulação política na Câmara dos Deputados.
Nesta semana serão instauradas as comissões mistas das quatro Medidas Provisórias classificadas como prioritárias para o governo Lula. São elas: MP 1154/23, que reorganiza a Esplanada dos Ministérios; a MP 1160/23, que retoma voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf); a MP 1162/23, que recria do Minha Casa, Minha Vida; e MP 1164/23, que reedita o Bolsa Família.
Além disso, ministros como Flávio Dino (Justiça) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) serão sabatinados por parlamentares. Outros, como Nísia Trindade (Saúde), Renan Filho (Transportes) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), apresentarão o planejamento dos seus respectivos ministérios para 2023.
Neste momento, o governo Lula ainda luta para formar base no Congresso – principalmente na Câmara – e, dessa forma, conseguir implementar as mudanças prometidas durante a campanha eleitoral.
O terceiro mandato de Lula como presidente da República chegou aos 100 dias nesta segunda-feira. Muitas das mudanças promovidas pela nova gestão ocorreram por MPs, que estão perto de perderem a validade.