Lei federal não deve regulamentar apps de transporte, diz Maia
Segundo previsão do presidente da Câmara dos Deputados, votação de PL que legaliza funcionamento de aplicativos como Uber será nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta terça-feira (27/2) a aprovação de regras mais flexíveis para os aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99. Segundo o parlamentar, a regulamentação desse tipo de atividade deve ficar a cargo dos municípios. “Não é uma lei federal que pode e deve regulamentar esse assunto”, disse.
Prevista para esta terça, a votação do projeto de lei que regulamenta os apps de mobilidade urbana deverá ser adiada para esta quarta (28), afirma Maia. Atualmente, a pauta da Câmara está trancada para a apreciação de três medidas provisórias. Entre elas, o texto que dispensa os estados de uma série de exigências para renegociar suas dívidas com a União.
Projeto
A Câmara dos Deputados deverá analisar nesta quarta-feira o substitutivo aprovado pelo Senado Federal. Por ser a Casa de origem do projeto, a Câmara precisa votar novamente as modificações, antes que a matéria seja encaminhada à sanção ou ao veto presidencial.
Todos os pontos considerados polêmicos do texto aprovado na primeira votação da Câmara foram suprimidos. Assim, o projeto passou sem as seguintes exigências: de os veículos terem placas vermelhas, como a dos táxis; de os proprietários serem os condutores dos carros; e de o Estado emitir autorização para os serviços funcionarem.