metropoles.com

Legião, Raul e novela: os hábitos que Ernesto Araújo revelou na posse

Ao discursar, o ministro das Relações Exteriores citou trechos bíblicos, músicos, escritores e séries, entre outras referências culturais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ernesto Araújo toma posse no Itamaraty
1 de 1 Ernesto Araújo toma posse no Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em um discurso de aproximadamente uma hora, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tomou posse na última quarta-feira (2/1). Em meio a citações bíblicas em grego e menções a escritores clássicos, como Miguel de Cervantes, ele mostrou um lado “gente como a gente” e revelou um pouco mais dos seus hábitos de lazer: músicas de Renato Russo e Raul Seixas, séries de TV e telenovelas.

O ministro começou sua fala exaltando os três princípios que, segundo ele, nortearão a sua política no Ministério das Relações Exteriores: conhecimento, verdade e liberdade. Para isso, utilizou um trecho do Evangelho de São João (8:32): “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Na ocasião, o diplomata mostrou familiaridade com línguas estrangeiras e fez a passagem em grego.

Na sequência, Araújo ficou mais mundano ao emendar a letra de uma música. “É só o amor que conhece o que é verdade” é um trecho de “Monte Castelo“, da banda Legião Urbana. Ele creditou a frase ao cantor e compositor Renato Russo. No entanto, o ministro cometeu um deslize: a citação vem da 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios e não da canção.

Sobre Raul Seixas, o verso veio de Ouro de Tolo: “Eu é que não me sento no trono de um apartamento / Com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”. A composição é de 1973.

Séries, novelas e filmes
O diplomata chegou a indicar uma série aos presentes na cerimônia de posse: a produção El Ministério del Tiempo, produzida por uma emissora espanhola de TV e na qual governantes espanhóis de diversas épocas viajam no tempo para evitar que a história do país seja modificada por aventureiros. “Nós temos a responsabilidade de proteger e regar este tronco histórico multissecular por onde corre a seiva da nacionalidade”, disse o ministro.

Araújo também lembrou de uma telenovela brasileira de 1964, período do regime militar, em seu discurso. Ele citou Direito de Nascer para afirmar que o Itamaraty vai defender “os direitos básicos da humanidade”. Na novela, que se passa em Havana no início do século 20, uma mãe solteira sofre preconceito e o filho dela acaba sendo criado por outra mulher.

Em memória da história do Brasil, o ministro das Relações Exteriores trouxe para a cena atual o filme Independência ou Morte, de 1972, onde Tarcísio Meira interpretou dom Pedro I. A produção reencena a independência do Brasil de Portugal. Ele afirmou que assistiu à película aos 5 anos, “maravilhado”. Araújo também comentou sobre a emoção de ver o quadro O Grito do Ipiranga, do artista brasileiro Pedro Américo, no prédio do Itamaraty.

Escritores
O ministro mencionou frases do português Fernando Pessoa para comparar poesia e relações internacionais. “O poeta superior diz o que sente. O poeta médio diz o que decide sentir. O poeta inferior diz o que acha que deve sentir”, diz o trecho. Ao que Araújo comparou: “O mesmo talvez se possa dizer do diplomata e de um país na sua presença internacional. Por muito tempo o Brasil dizia o que achava que se deveria dizer”.

Ao falar sobre nacionalismo, Araújo citou a escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector. “A nossa evidente tendência nacionalista não provém de nenhuma vontade de isolamento, ela é movimento sobretudo de autoconhecimento.”

Ernesto Araújo ainda incluiu o escritor Olavo de Carvalho em seu texto de posse. Conhecido por declarações polêmicas e chamado de “guru de Bolsonaro”, Olavo segue uma linha conservadora. O ministro elogiou o filósofo e disse que, após o presidente, ele talvez seja um dos principais responsáveis “pelo que o Brasil está vivendo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?