metropoles.com

Lava Jato. Supremo decide na quarta-feira se aceita denúncia contra presidente da Câmara, Eduardo Cunha

PGR acusa parlamentar de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Deputado nega acusações e diz que é vítima de perseguição política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A semana será decisiva para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). É que está na pauta de quarta-feira (2/3) do Supremo Tribunal Federal (STF) a análise da denúncia contra o parlamentar, que é investigado pela Operação Lava Jato. Pela denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado teria recebido propina em um contrato de navios-sonda da Petrobras.

Se o STF aceitar a denúnica, Cunha passará a ser réu em uma ação penal. Desde de que surgiram as suspeitas, o parlamentar tem negado as acusações da PGR e alega perseguição política por parte de Janot. Já antecipou, inclusive, que, mesmo que o Supremo aceite a denúncia, vai continuar no comando da Casa. Cunha. O deputado ressalta que “todo mundo tem presunção de inocência”.

O caso de Cunha também deverá ser retomado no Conselho de Ética da Câmara, com a possibilidade de que seja votado o relatório preliminar pela continuidade do processo, que pode resultar até na cassação do mandato do parlamentar.

O presidente da Câmara também é alvo de outro inquérito, que investiga se ele é dono de contas na suíça que não foram declaradas à autoridades brasileiras.

Senado
Já no Senado, o Conselho de Ética se reúne também na quarta para decidir o novo relator da representação que apura se Delcídio do Amaral (MS) quebrou o decoro parlamentar. Ele é acusado de ter oferecido dinheiro e um plano de fuga para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não o citasse em depoimento de delação premiada. (Com informações do G1)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?