metropoles.com

Lava Jato diz que suas ações são pautadas “pela ética e legalidade”

Força-tarefa divulgou nota, na noite deste domingo, após nova reportagem mostrar conversas entre Deltan Dallagnol e o ministro Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Lava-Jato-procuradores
1 de 1 Lava-Jato-procuradores - Foto: Divulgação

Após o jornal Folha de São Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil, publicar, neste domingo (23/06/2019), novas mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, a força-tarefa da Lava Jato divulgou uma nota negando qualquer ilegalidade. Os procuradores disseram que “pautam suas ações pessoais e profissionais pela ética”.

“A Força-Tarefa não teve acesso aos materiais citados pelo jornal e, por isso, tem prejudicada sua possibilidade de avaliar a veracidade e o contexto dos supostos diálogos. Os integrantes da Força Tarefa pautam suas ações pessoais e profissionais pela ética e pela legalidade”, diz o comunicado.

Mais cedo, os jornais revelaram que a Operação Lava Jato protegeu o então juiz da força-tarefa de tensões com o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a publicação, Dallagnol e Moro – à época juiz federal – temiam que uma ação da Polícia Federal repercutisse mal junto ao STF.

Isso porque, em março de 2016, a PF anexou documentos encontrados na casa de um executivo da Odebrecht aos autos de um processo da Lava Jato sem a preservação do sigilo de políticos que tinham foro especial e só poderiam ser investigados com autorização da Corte. O material acabou se tornando público por meio de um blog do jornalista Fernando Rodrigues.

Em outra mensagem, do dia seguinte, Moro pediu ajuda a Dallagnol em relação a um protesto do Movimento Brasil Livre (MBL) contra o ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, que morreu em um acidente aéreo em janeiro de 2017. As manifestações chamavam o magistrado de “traidor”, “pelego do PT” e demonstravam apoio ao juiz.

“Não sei se vocês têm algum contato, mas alguns tontos do Movimento Brasil Livre foram fazer protesto na frente do condomínio do ministro”, enviou Moro no Telegram. “Isso não ajuda evidentemente.”

O site The Intercept Brasil tem divulgado conversas entre os dois desde 9 de junho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?