metropoles.com

Larissa Dutra é nomeada a nova presidente do Iphan

Órgão estava sem comando desde dezembro de 2019, quando o então secretário de Cultura, Roberto Alvin, cancelou nomeação de Luciana Feres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tem uma nova presidente. Para o cargo, foi nomeada a atual diretora do Departamento de Desenvolvimento Produtivo da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional, do Ministério do Turismo, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (11/05), em portaria assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto.

O Iphan está vinculado à Secretaria Especial da Cultura, hoje comandada pela atriz Regina Duarte, e a secretária, por sua vez, é ligada ao Ministério do Turismo. O cargo estava vago desde 2019, quando chegou a ser nomeada a arquiteta Luciana Rocha Feres, em 11 de dezembro. A nomeação, no entanto, foi cancelada no dia seguinte pelo então secretário especial da Cultura Roberto Alvim. Até aquele momento, e desde 2016, o órgão era chefiado por Kátia Bogéa, também dispensada por Roberto Alvim.

O Iphan é um dos maiores órgãos da Secretaria Especial da Cultura. Conta com 27 superintendências espalhadas pelos estados, 37 escritórios técnicos e unidades especiais. O órgão foi criado como autarquia federal em 1937 para preservação e promoção dos bens culturais do País. Pela Constituição Brasileira de 1988, entende-se o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver.

Larissa Rodrigues Peixoto Dutra assumiu o cargo no Departamento de Desenvolvimento Produtivo em fevereiro de 2019. Antes, ela atuava como chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo. No ano anterior, ela foi nomeada para exercer o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

Seus outros cargos dentro do Ministério do Turismo incluemo de coordenadora da Coordenação-Geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo; o de chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, do Departamento de Estudos e Pesquisa, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo; o de assessora técnica e o de coordenadora do gabinete do então ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves.

5 imagens
Regina Duarte
Regina Duarte e Jair Bolsonaro
Ela fez campanha eleitoral  pelo presidente
Ela assumiu a Secretaria de Cultura mas não durou muito no cargo
1 de 5

Regina Duarte e Bolsonaro

Michael Melo/Metrópoles
2 de 5

Regina Duarte

Michael Mello/Metrópoles
3 de 5

Regina Duarte e Jair Bolsonaro

Carolina Antunes/PR
4 de 5

Ela fez campanha eleitoral pelo presidente

Reprodução
5 de 5

Ela assumiu a Secretaria de Cultura mas não durou muito no cargo

Reprodução/Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?