Kataguiri aciona MPF contra Santini por ajuda a Allan dos Santos
Deputado acusa secretário Nacional de Justiça de cometer crime de prevaricação ao manobrar em favor do blogueiro bolsonarista
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) apresentou, nesta sexta-feira (12/11), uma notícia-crime ao Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal pedindo que seja investigada a conduta do secretário Nacional de Justiça, Vicente Santini (foto em destaque).
O parlamentar do DEM afirma que Santini cometeu crime de prevaricação ao manobrar para evitar a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.
Veja:
Santini prevaricou ao tentar evitar que os documentos relativos à extradição fossem encaminhados ao governo americano. Por sorte, a Delegada Silvia Fonseca já havia encaminhado a documentação. Infelizmente, ela acabou sendo demitida por isso na quarta-feira.
— Kim Kataguiri 🇧🇷 ☘️ (@KimKataguiri) November 12, 2021
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a extradição de Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos desde o ano passado. Mas Santini teria usado o cargo para retardar o cumprimento da ordem do ministro, contribuindo para que o blogueiro permanecesse foragido.
“Evidentemente, o fato é gravíssimo. Um agente público do Poder Executivo não pode retardar o cumprimento de ordem emanada do Poder Judiciário. No caso, entende-se que o que motivou o secretário de Justiça a agir desta forma foi o intuito de satisfazer um interesse pessoal, de lealdade com o presidente da República e com Allan dos Santos”, diz a representação.
Santini, que é ligado aos filhos do presidente Jair Bolsonaro, ficou conhecido por ter sido exonerado após usar um avião das Força Aérea Brasileira (FAB) para ir à Suíça e, de lá, à Índia. A viagem custou o cargo de secretário-executivo da Casa Civil, mas após intervenção dos filhos do presidente ele retornou ao governo primeiro na Secretaria-Geral da Presidência, depois na pasta de Meio Ambiente e, agora, está na Justiça.
Veja a representação:
Representacao-secretariodejustica by Carlos Estênio Brasilino on Scribd