Justiça suspende posse de deputados do Rio de Janeiro presos
Cinco parlamentares eleitos que tiveram a prisão decretada na operação Furna da Onça assinaram documentação nos locais de reclusão.
atualizado
Compartilhar notícia
A posse de cinco deputados estaduais do Rio de Janeiro que foram presos na operação Furna da Onça, deflagrada em novembro de 2018, foi suspensa pela Justiça nesta segunda-feira (8/4).
Marcus Vinícius (PTB), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante), André Correa (DEM) e Chiquinho da Mangueira (PSC) foram empossados no dia 22 de março.
Em decisão liminar, a juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro atendeu ao pedido do Ministério Público para anular o ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida por André Ceciliano (PT), que permitiu que o livro de posse fosse levado até os locais de prisão.
Procurada pelo Metrópoles, a Alerj disse que respeita a decisão judicial, mas vai recorrer “como deve ser no estado democrático de direito”. Afirmou, ainda, que agiu para resguardar o resultado das urnas.
Segundo a Casa, a posse dos deputados afastados não implicou em pagamento de salários ou manutenção de gabinetes, mas possibilitou a convocação imediata dos suplentes.