metropoles.com

Justiça determina bloqueio de R$ 32 milhões de Temer e coronel Lima

Decisão se refere à quinta ação penal em que o ex-presidente se tornou réu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Michel Temer prisão cadeia
1 de 1 Michel Temer prisão cadeia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, determinou o bloqueio de R$ 32,6 milhões do ex-presidente Michel Temer, de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima) e de Carlos Alberto Costa, sócio de Lima. As informações são do Blog da Andréia Sadi.

A decisão é do dia 29 de abril, quando o juiz federal aceitou denúncia no chamado Inquérito dos Portos. Essa foi a quinta ação penal em que Temer se tornou réu – são seis processos até agora. O bloqueio nas contas bancárias foi pedido pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o blog, também foi determinado o bloqueio do mesmo valor nas contas das empresas que têm o coronel Lima como sócio, incluindo a Argeplan Arquitetura e Engenharia. O juiz ainda definiu a indisponibilidade de imóveis e veículos de Temer, Lima e Costa, ou seja, eles não podem ser vendidos.

A denúncia envolve crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Para os procuradores, “Michel Temer, auxiliado por João Baptista Lima Filho e Carlos Alberto Costa, dissimulou, de forma reiterada e por intermédio de organização criminosa, a origem ilícita de bens, direitos ou valores provenientes diretamente dos atos de corrupção ora denunciados”.

TRF-2 manda voltarem à prisão
Nessa quarta-feira (08/05/2019) o Tribunal Federal da 2ª Região (TRF-2), no Rio de Janeiro, determinou por 2 votos a 1 a volta de Michel Temer e do coronel Lima à cadeia. Ambos haviam sido presos em março deste ano.

Segundo a Corte, a prisão preventiva é necessária para que eles não atrapalhem o prosseguimento das investigações referentes à construção da usina nuclear de Angra 3.

Eduardo Canelós, advogado de defesa de Temer, disse considerar a decisão uma injustiça sem fundamento: “Não há risco à ordem pública. Embora respeitando, considero isso uma injustiça. Submeter o ex-presidente a uma prisão injusta é desnecessário”, declarou.

Mais tarde, o presidente Michel Temer afirmou, em entrevista, que dormirá em casa, em São Paulo, e se apresentará pela manhã à Justiça. Ele se disse surpreso, porém, tranquilo, com a decisão do TRF-2. “Vou defender meus direitos até o fim”, prometeu o ex-presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?