metropoles.com

Juristas evangélicos oficializam apoio a nome de André Mendonça ao STF

Anajure afirma, em comunicado, que o ministro da Justiça e Segurança Pública é “nome de consenso” no segmento evangélico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
andrémendonça1
1 de 1 andrémendonça1 - Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, ganhou apoio da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) na corrida por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A Anajure indicou formalmente o apoio a Mendonça em ofício enviado nesta terça-feira (29/9) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A associação afirma, em comunicado, que Mendonça é “nome de consenso” no segmento evangélico, “goza de alta confiança e prestígio no governo e entre nós juristas evangélicos” e “mostra-se o mais consistente no atual cenário”.

“Podemos atestar que ele cumpre os requisitos constitucionais, nomeadamente o notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme tem sido demonstrado em sua atuação como advogado-geral da União e ministro da Justiça e Segurança Pública”, afirma o advogado Uziel Santana, presidente da Anajure, no ofício a Bolsonaro.

“Além disso, goza do apoio das organizações religiosas, agências missionárias e instituições confessionais de ensino com as quais temos nos relacionado, sendo, portanto, um nome de consenso dentro do segmento evangélico”, completa.

Santana afirmou que André Mendonça é hoje “o nome evangélico mais forte” para o cargo. “Estamos referendando o nome dele por ser um nome que certamente vai contribuir com o país. Ele é um conservador equilibrado, tem notório saber jurídico, uma reputação ilibada. Também já tem uma história dentro do governo e é homem de confiança do presidente Jair Bolsonaro e da Anajure”, disse.

Promessa de Bolsonaro

O presidente da Anajure disse esperar que Bolsonaro “cumpra a promessa que ele fez de nomear um ministro evangélico”. Para Uziel Santana, o endosso da associação evangélica ao nome de Mendonça será recebido “com naturalidade” pelo presidente da República.

As articulações para tentar emplacar o sucessor do ministro Celso de Mello no STF foram aceleradas por causa da antecipação de sua aposentadoria. Ele alegou razões médicas e pediu para se aposentar formalmente em 13 de outubro, em vez de 1º de novembro, quando completará 75 anos e deveria entrar na compulsória. O substituto, indicado por Bolsonaro, deverá passar por sabatina no Senado.

A escolha do primeiro ministro do Supremo a ser indicado por Bolsonaro agita os bastidores dos poderes desde o ano passado, quando o presidente prometeu indicar um jurista conservador e “terrivelmente evangélico“.

Diversos grupos do mundo político e jurídico, além dos religiosos, fazem lobby junto ao Palácio do Planalto para apresentar as qualidades de seus candidatos a Bolsonaro. Ele ainda não indicou qual seu preferido, nem precisa seguir qualquer indicação, conforme a lei.

6 imagens
Advogado-Geral da União (AGU) e ex-ministro da Justiça, André Mendonça
André Mendonça
Ministro da Justiça, André Mendonça, foi nomeado para a AGU
Mendonça conta com o apoio das organizações religiosas, agências missionárias e instituições confessionais de ensino
André Mendonça
1 de 6

André Medonça, indicado do presidente Jair Bolsonaro ao STF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Advogado-Geral da União (AGU) e ex-ministro da Justiça, André Mendonça

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

André Mendonça

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Ministro da Justiça, André Mendonça, foi nomeado para a AGU

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Mendonça conta com o apoio das organizações religiosas, agências missionárias e instituições confessionais de ensino

TV Brasil/Divulgação
6 de 6

André Mendonça

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?