metropoles.com

Jurista antiglobalismo é exonerado do comando de fundação do Itamaraty

Entusiasta do olavismo, Roberto Goidanich deixou o cargo para a entrada de Márcia Loureiro, que foi cônsul-geral em Los Angeles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
51099607978_f26a3a48ed_c
1 de 1 51099607978_f26a3a48ed_c - Foto: Marcos Corrêa/PR

O jurista Roberto Goidanich foi exonerado nesta segunda-feira (12/7) do cargo de presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), pasta do Itamaraty responsável pela documentação e pesquisa sobre a diplomacia brasileira.

Goidanich é entusiasta do filósofo Olavo de Carvalho e contrário à tese do chamado globalismo. Ele estava no cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro.

No lugar do ministro Goidanich, entrou Márcia Loureiro, que foi cônsul-geral em Los Angeles. Márcia também foi assessora internacional do Ministério da Justiça na gestão de Alexandre de Moraes, hoje no Supremo Tribunal Federal (STF).

A substituição de Goidanich faz parte das trocas empreendidas pelo novo chanceler, Carlos França, que tem trocado algumas figuras nomeadas pelo ex-ministro Ernesto Araújo.

A Funag havia se tornado um dos principais canais de divulgação do pensamento radicalizado ideologicamente que guia uma parte do governo. A organização já promoveu e tentou divulgar para milhões de servidores palestras com investigados pelo STF no Inquérito das Fake News, como o jornalista Allan dos Santos e o influenciador bolsonarista Bernardo Kuster.

A troca na Fundação do Itamaraty foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU). Veja a íntegra:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?