metropoles.com

Jucá diz que apresentará projeto contra sigilo de investigações

Segundo o senador e presidente do PMDB, a medida tem objetivo de acabar com o vazamento de delações “por seleção”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
romero jucá
1 de 1 romero jucá - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O líder do governo no Congresso e presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou em entrevista exclusiva ao Broadcast Político, que pretende apresentar até sexta-feira (3/1) um projeto de lei para acabar com o sigilo de quaisquer investigações criminais. Pela proposta dele, essa medida valeria inclusive para as delações premiadas.

Para Jucá, a iniciativa evitaria a divulgação de vazamentos seletivos e a conta-gotas de informações. “Melhor é que as informações sejam divulgadas de uma única vez”, disse ele, que também é presidente do PMDB.

O Palácio do Planalto é defensor da divulgação em uma só tacada das delações premiadas dos 77 executivos da Odebrecht. A avaliação no governo é que, apesar do provável impacto negativo das revelações para o governo e o Legislativo, a agenda política não iria ficar paralisada em razão da divulgação por partes do conteúdo das delações.

Em meio à provável divulgação do conteúdo das delações da Odebrecht, que poderá ser revelada por ordem do novo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o governo pretende votar sua pauta no Congresso, que inclui principalmente a reforma da Previdência. A escolha do relator, que substituirá o ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro, pode ocorrer ainda nesta quarta-feira, 1.

Apesar de líder do governo, o senador disse que a proposta é uma iniciativa dele. Destacou ainda que vai trabalhar, a partir da volta do recesso parlamentar, para tentar aprová-la no Congresso o quanto antes.

Na segunda-feira (30/1) a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu homologar as delações dos 77 executivos da Odebrecht, mas não retirou o sigilo do conteúdo dos depoimentos dos investigados.

Jucá elogiou a decisão de Cármen Lúcia, mas defendeu a divulgação do conteúdo das delações. O senador, que já é investigado na Lava Jato, já foi citado em reportagens como implicado em acusações que teriam sido feitas por executivos da Odebrecht, o que nega. “Eu acho importante homologar as delações, mas acho que deveria se divulgar o conteúdo também”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?