Jornais internacionais noticiam queda de Moro: “Herói da direita”
Ministro da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta sexta-feira que vai deixar o cargo após interferências politicas de Bolsonaro na PF
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns dos principais jornais do mundo noticiam a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública e destacam as acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Moro pediu demissão nesta sexta-feira (24/04) em pronunciamento no qual revelou uma tentativa de “interferência política” de Bolsonaro no comando da Polícia Federal (PF).
No título, o The New York Times destacou que Moro sai logo depois que Bolsonaro decidiu “demitir policial de ponta”, em referência a Maurício Valeixo, recém-exonerado da direção-geral da PF.
A matéria do The Washington Post, ainda nos Estados Unidos, é baseada no fato de Moro ter ficado famoso pela carreira pautada no discurso anticorrupção.
O The Guardian, da Inglaterra, diz que o ex-juiz é “um herói para grande parte da direita brasileira e uma figura de ódio para muitos à esquerda”.
Na Argentina, o jornal El Clarín destacou que, após o anúncio da saída, o dólar disparou no Brasil e a Bolsa de Valores de São Paulo caiu.
Às 12h46, a moeda norte-americana era encontrada a R$ 5,7050, o maior valor nominal histórico. A alta é superior a 3%. Já a B3, que é a bolsa brasileira, tem queda de quase 8%.
O La Nacion, outro jornal argentino, aponto que “o superministro” Moro renunciou “com duras acusações contra Bolsonaro”.