metropoles.com

Joice Hasselmann é confirmada como líder do governo no Congresso

Ela será uma das responsáveis por fazer a articulação do governo com o Congresso. Na Câmara, permanece o Major Vitor Hugo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
joice e bolsonaro
1 de 1 joice e bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) foi confirmada, na noite desta terça-feira (26/2), como líder do governo no Congresso Nacional. Eleita para seu primeiro mandato em outubro, com mais de 1 milhão de votos, a parlamentar já participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no início desta noite, como líder. Ela será uma das responsáveis por fazer a articulação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

O anúncio, segundo Joice, já estava combinado para ser feito durante a reunião de líderes no Palácio do Alvorada nesta terça: os deputados discutem a reforma da Previdência com o presidente. Ainda de acordo com a deputada, Bolsonaro acatou a indicação de Joice pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Ouvimos todos os líderes, todos tiveram o tempo que quiseram para falar. Falaram bastante, da comunicação e de como acham que deve ser feita essa interlocução na Casa. Falaram, obviamente, que querem ser ouvidos e atendidos”, disse a nova líder ao deixar a reunião no Alvorada. “Minha missão é fechar esse time para a gente de fato fazer a reforma [da Previdência] andar e aprová-la ainda no primeiro semestre”, completou.

Nessa segunda (25), o nome de Joice ganhou ainda mais força. Durante o dia, a deputada foi mais de uma vez ao Palácio do Planalto. Durante a noite, ao falar com a imprensa, a deputada foi questionada sobre a indicação, mas desconversou. “Eu ainda não posso falar nada para vocês. Quem decide qualquer coisa é o presidente”, disse. “Teremos novidade amanhã”, completou.

Na Câmara, continua como líder o Major Vitor Hugo (PSL-GO). Nesta terça, o governo divulgou a lista dos vice-líderes na Casa. No Senado, a função é desempenhada por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Militares, BPC e aposentadoria rural
Durante a semana, um dos principais pontos de atrito em relação à reforma da Previdência foi a modificação das regras para os militares. O setor não foi incluído na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) entregue por Bolsonaro à Câmara na semana passada.

A dúvida era em relação à tramitação e votação do projeto dos militares e a PEC dos civis. Rodrigo Maia havia dito na segunda que os textos caminhariam ao mesmo tempo na Câmara, o que foi confirmado por Bolsonaro na reunião desta noite. Joice Hasselmann se reunirá com Maia, Alcolumbre e Guedes nesta quarta (27)para discutir a tramitação. “Está tudo caminhando bem para que o texto [dos militares] chegue e caminhe em conjunto [com a reformulação de regras gerais]” disse.

As bancadas também reclamaram das propostas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural. No projeto enviado pelo governo, um dos pontos é a alteração do pagamento BPC, que seria de R$ 400 a partir dos 60 anos para idosos que comprovarem situação de “miserabilidade”. O valor seria elevado a um salário mínimo aos 70 anos. Pessoas com deficiência continuariam tendo direito a salário mínimo – que hoje corresponde ao teto do BPC.

Já para quem atua no meio rural, as principais mudanças propostas são o aumento de cinco anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres, que passa a ser 60 anos, igual à dos homens. A contribuição mínima também sofreu alterações – de 15 para 20 anos.

O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, começou nesta terça uma peregrinação na Câmara para conversar com as bancadas. Ele se encontrou com deputados do PSD, PSDB e do PR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?