João Roma e Rogério Marinho vão à região afetada por chuvas na BA
As cidades do sul do estado da Bahia, desde terça-feira (7/12), sofrem com graves temporais
atualizado
Compartilhar notícia
Em um vídeo publicado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Cidadania, João Roma, disse que está com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a caminho da Bahia. O objetivo é averiguar a situação das cidades do sul do estado, que desde terça-feira (7/12) sofrem com temporais.
“Decolamos hoje cedo de Brasília, com destino ao extremo sul da Bahia, mas o forte temporal impediu que pousássemos. Viemos para Salvador, eu e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por determinação do presidente Jair Bolsonaro”, avisou Roma.
Veja o post:
Dia muito triste para a nossa Bahia por conta das fortes chuvas que têm atingido nosso extremo-sul, mas não poderia deixar de reforçar a importância do #AuxílioBrasil que começou a ser pago hoje no valor de R$ 400 para amparar quem mais precisa. https://t.co/N8jhXmO9Lc
— João Roma (@joaoromaneto) December 11, 2021
Segundo ele, equipes da Defesa Civil e da assistência social estão no local. “Solicitamos também apoio do Exército Brasileiro para minimizar o sofrimento de tantos baianos que estão vivendo essa calamidade em decorrência das fortes chuvas”, disse o ministro do vídeo.
“As chuvas ainda continuam, outras situações começam a se desencadear, vamos tentar que amanhã ou domingo possamos estar in loco para verificar a situação, mas mesmo enfrentando toda essa situação, conseguimos dar início ao pagamento do Auxílio Brasil, com mínimo de R$ 400, que, sem dúvida nenhuma, servirá de grande alento para as famílias mais necessitadas no Brasil”, continuou Roma.
O presidente Jair Bolsonaro também fez uma publicação elencando as ações que o governo federal tomou para conter os danos causados pelos fenômenos. Ele aparece ao lado do presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
Inauguração de obra
Apesar de dizer no vídeo que foi ao estado por causa das chuvas, Roma e Marinho participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Trecho 2 do BRT da capital. Em sua fala durante a solenidade, o chefe da Cidadania defendeu o governo do presidente Jair Bolsonaro e o início do pagamento do novo Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família.
As regiões de Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itacaré e Canavieiras foram algumas das atingidas pelos fortes temporais, que já duram mais de 48 horas. Personalidades da internet, como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Juliette Freire, Gil do Vigor, entre outras, estão compartilhando campanhas para ajudar as famílias que estão desabrigadas.
O influenciador Felipe Neto chegou a cobrar o governador do estado, Rui Costa (PT), que respondeu o parabenizando pela preocupação e solidariedade. “Desde o 1° momento, estamos trabalhando para assegurar toda a assistência necessária aos atingidos pelas enchentes. Criamos uma força-tarefa que reuniu a estrutura do governo da Bahia para trabalhar em parceria com os municípios”, disse o gestor baiano.
Rui Costa, por sua vez, também cobrou ajuda do governo federal para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas nas cidades. Ele assinou um decreto declarando situação de emergência em 24 municípios afetados pelas tempestades.