metropoles.com

Jaques Wagner: reforma ministerial só ocorrerá em caso de “ruptura política”

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner admitiu, porém, que “desempenho” também deve ser levado em conta no caso de eventual reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
O senador Jaques Wagner é fotografado de braços cruzados no Palácio da Alvorada
1 de 1 O senador Jaques Wagner é fotografado de braços cruzados no Palácio da Alvorada - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse nesta segunda-feira (5/6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só fará uma reforma ministerial em caso de “ruptura política”.

Após as recentes derrotas e ameaças ao governo no Congresso Nacional (leia mais abaixo), foram ventiladas trocas pontuais de ministros em troca de governabilidade no Parlamento. Na semana passada, porém, Lula diz que não pensa em fazer uma reforma ministerial.

“Só [vai haver reforma ministerial] se houver algum problema ou de desempenho ou de alguma ruptura política. Cada ministro que está aqui representa um [partido] ou um conjunto de partidos. Se essa relação sofrer algum abalo — eu digo entre ministro e a quem ele representa –, aí pode ser sugerida uma troca”, disse Jaques Wagner a jornalistas, no Palácio do Planalto.

Perguntado sobre ministros que não entregam votos, o líder do governo no Senado disse, então, que o problema seria de “desempenho”.

“O desempenho são duas coisas. Ninguém que é ministro é ministro só porque é técnico. É técnico e político. Então, o desempenho ocorre em duas funções. Primeiro, o que a pasta demanda. Segundo, entregar uma relação política”, afirmou, acrescentando que desconhece que há ministros que não entregam votos.

Reunião com líderes

O presidente Lula deve fazer, nos próximos dias, uma reunião com lideranças partidárias do Congresso Nacional para discutir a articulação política do governo com o Parlamento.

A articulação política do governo tem sido criticada por deputados e senadores. Com dificuldades de montar uma base consolidada no Congresso e enfrentando uma série de derrotas no Congresso, o Palácio do Planalto tem sido cobrado a fazer uma reformulação da articulação política, com uma participação mais ativa de Lula.

Além disso, os políticos também têm pedido uma maior celeridade na liberação de emendas parlamentares e na nomeação para cargos do segundo e terceiro escalão.

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde que o Palácio do Planalto passou a ser derrotado em pautas consideradas importantes no Parlamento.

Na semana passada, Lira deu declarações públicas nas quais cobrou uma mudança na articulação política do governo para evitar novas derrotas em votações no Congresso. O revés mais recente ocorreu nos últimos dias, quando parlamentares fizeram mudanças na medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, com o esvaziamento de pastas como o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas, por exemplo.

Mesmo após as alterações, o governo sofreu para aprovar a medida dentro do prazo. Após falhas na articulação, o texto foi analisado pelos plenários da Câmara e do Senado um dia antes de perder a validade. Caso perdesse a validade, os ministérios criados por Lula deixariam de existir e passaria a valer o formato do governo anterior. Ou seja, dos atuais 37 ministérios, a atual gestão passaria a ter apenas 23 pastas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?