Japão deve formalizar, até abril, convite para Lula ir ao G7 em maio
G7 se reunirá em Hiroshima, no Japão, entre 19 e 21 de maio. Presidente Lula passará a organizar viagem ao país após convite ser formalizado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber um convite para que o Brasil participe do encontro do G7, que vai se reunir em Hiroshima, no Japão, entre os dias 19 e 21 de maio.
O grupo é composto pelos sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Segundo apurou o Metrópoles, a expectativa é que Lula receba, até a primeira quinzena de abril, um telefonema do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, para formalizar o convite. A partir do convite, o Palácio do Itamaraty passará a organizar a viagem do presidente ao país asiático.
No início desta semana, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, disse que “é essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento”.
É praxe do G7 convidar países não-membros para reuniões a fim de tratar do desenvolvimento sobre a economia mundial.
A última vez que o Brasil participou de um encontro do grupo foi em 2008, durante o segundo mandato de Lula. O país também recebeu convites nos anos de 2003, 2005 e 2006. Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Brasil ficou de fora dos encontros.