metropoles.com

Janot diz que sentiu “náusea” ao ouvir gravação de Joesley e Temer

Procurador contou que precisou fazer uma “escolha de Sofia” entre dar imunidade aos irmãos Batista ou perder a oportunidade de ter material

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
rodrigo janot
1 de 1 rodrigo janot - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que investigações em curso poderão provocar novas denúncias criminais contra o presidente Michel Temer. A revelação foi feita em entrevista exclusiva ao jornalista Roberto D’Avila, da Globo News, na noite desta quarta-feira (5/7). O chefe da PGR descreveu o que sentiu ao ouvir a gravação de Joesley Batista, do grupo JBS, com o peemedebista: “Fiquei chocado e senti náusea. Foi minha reação física: um choque, e fiquei enjoado mesmo”.

O procurador-geral contou que precisou fazer uma “escolha de Sofia” entre dar imunidade total aos irmãos Batista ou perder a oportunidade de ter acesso ao material.

Janot afirmou também que “não tem nenhum protagonismo” contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O magistrado não tem poupado críticas ao procurador-geral. Principalmente, por causa dos acordos firmados com delatores. “Eu não brigo com ele [Gilmar], ele é que briga comigo. Briga com muita gente e vocês podem constatar que eu não tenho nenhum protagonismo contra ele. O que eu tenho são respostas quando ele se refere a mim”, respondeu.

Sobre a reação de Temer diante da denúncia contra si, Janot afirmou que “é uma técnica que não é desconhecida pelo MP de as pessoas investigadas ou denunciadas não se referirem aos fatos, mas tentarem desconstituir ou desacreditar a figura do investigador”. Em relação às críticas à denúncia que apresentou contra o presidente, o procurador avaliou que “a narrativa é fortíssima”: “Se isso é fraco, eu não sei o que seria forte”.

Acusação formal
A primeira denúncia do procurador contra Temer atribui ao peemedebista crime de corrupção passiva no caso JBS. Janot está convencido de que o presidente era o destinatário real de uma propina de R$ 500 mil da JBS — na noite de 28 de abril, o ex-assessor especial de Temer, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), foi filmado pegando uma mala de propina do grupo, 10 mil notas de R$ 50.

 “As investigações continuam. Cada investigação tem o seu tempo próprio, tem o seu próprio tempo de maturação. Ao final dessas investigações, o resultado será a denúncia ou arquivamento”, disse Janot.

Esta primeira denúncia foi enviada pelo STF à Câmara, que tem prerrogativa de autorizar ou não a abertura de ação penal contra o presidente. Nesta quarta, o advogado de Temer entregou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara uma defesa de 98 páginas em que sustenta que Janot faz ‘ilações’.

O procurador agora poderá apresentar nova acusação formal contra Temer, por obstrução de Justiça, baseado no áudio da conversa do presidente com o empresário Joesley Batista. “Vamos aguardar o encaminhamento das investigações, uma está mais adiantada do que a outra, para que possamos avaliar se haverá denúncia ou arquivamento”, disse Janot a D’Avila. “Elas (novas denúncias) poderão ocorrer ou não, depende do que a investigação nos conduzir”, completou.

Na noite de 7 de março, Joesley gravou a conversa com o presidente no Palácio do Jaburu. Temer teria incentivado o empresário a manter o silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso desde outubro de 2016. (Com informações da Agência Estado)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?