Janja sobre saída de Ana Moser do governo: “Também não estou feliz”
Primeira-dama respondeu a um post nas redes sociais. Saída de Ana Moser reduz número de mulheres do terceiro governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-dama Janja Lula disse, nesta quinta-feira (7/9), que também não está “feliz” com a demissão de Ana Moser do Ministério do Esporte. Após oito meses no cargo, Moser foi trocada por um indicado do Centrão, o deputado federal André Fufuca (PP-MA).
Com a saída de Moser, somada à de Daniela Carneiro do Ministério Turismo em julho, o governo Lula (PT) reduziu o número de mulheres na Esplanada de 11 para 9, mesmo tendo criado uma nova pasta no contexto da última mini-reforma ministerial.
Márcio França perdeu a pasta de Portos e Aeroportos para outro indicado pelo Centrão, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), mas ganhou o recém-criado Ministério de Micro e Pequenas Empresas.
A Moser, foi levantada a possibilidade de assumir o cargo de autoridade olímpica, um posto a ser criado, porém não houve confirmação.
Lula avalia criar outro cargo para Ana Moser e dar Esporte ao Centrão
Além de estar sendo criticado pela demissão em si, Lula também apanha nas redes por não ter publicamente agradecido pelo trabalho de Ana Moser. Em nota divulgada na noite de quarta-feira (6/9) para anunciar os dois novos ministros, não houve menção a Moser. O presidente se reuniu com a ministra demissionária duas vezes nesta semana, mas a portas fechadas.
A agora ex-ministra foi vista na manhã desta quinta em voo que deixou Brasília em direção a São Paulo.
➡️ Ana Moser, agora ex-ministra do Esporte, foi filmada em um avião deixando #Brasília. Voo segue em direção ao Aeroporto de Congonhas, em #SãoPaulo pic.twitter.com/Q2hWKBJrlG
— Metrópoles (@Metropoles) September 7, 2023
Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a ex-atleta de vôlei vai continuar colaborando com o esporte e as políticas públicas do governo, mas não citou de que forma. Coube ao auxiliar presidencial agradecer pelo trabalho da ex-ministra.
“O presidente Lula considera e acredita que a ministra Ana Moser vai continuar colaborando com o esporte brasileiro, com as políticas públicas federais. Ela tem um apreço muito grande na relação do esporte e da educação”, disse Padilha, sem dar detalhes.
A própria Ana Moser divulgou nota, ainda na quarta, na qual disse encarar “com tristeza e consternação” a troca por André Fufuca.
Ministras se manifestam
Duas das ministras de Lula se posicionaram sobre a demissão de Ana Moser com palavras elogiosas à ex-colega.
“Com trajetória admirável, Ana Moser recuperou o papel social transformador do esporte em 8 meses de governo. Atuou incansavelmente pela valorização do futebol feminino e pela igualdade entre atletas mulheres e homens. Tenho certeza que nos encontraremos em futuras parcerias!”, escreveu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
“Com seriedade e competência, Ana Moser encara o esporte enquanto atividade capaz de transformar a sociedade. Para mim, é uma honra termos trabalhado juntas e compartilharmos de um projeto de país”, postou Esther Dweck, do Ministério da Gestão.