Janja se encontra com mulheres brasileiras residentes em Portugal
Segundo Janja, os temas da conversa com as mulheres brasileiras foram “gênero, racismo e xenofobia”. Ministra Anielle Franco participou
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se encontrou com mulheres brasileiras que residem em Portugal, nesta segunda-feira (24/4), para tratar sobre questões ligadas a “gênero, racismo e xenofobia”. Também participou da reunião a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco,
“Comecei o dia aqui em Lisboa me encontrando com o Comitê Popular de Mulheres Brasileiras em Portugal. Junto com a ministra Anielle Franco, ouvi as demandas dessas representantes sobre diversos assuntos, como estigmas de gênero, racismo e xenofobia”, disse Janja.
Veja o post:
Comecei o dia aqui em Lisboa me encontrando com o Comitê Popular de Mulheres Brasileiras em Portugal. Junto com a ministra Anielle Franco, ouvi as demandas dessas representantes sobre diversos assuntos, como estigmas de gênero, racismo e xenofobia. pic.twitter.com/H3CfqoqFVD
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 24, 2023
“A dificuldade no acesso a direitos e serviços básicos, como de saúde, também foi um dos principais pontos. Vamos seguir trabalhando para garantir que as mulheres tenham vida digna em todos os lugares”, continuou.
A primeira-dama acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial ao país. O chefe do Executivo brasileiro e comitiva partiram do Brasil na quinta-feira (20/4).
Lá, o presidente e ministros assinaram no sábado (22/4), em Lisboa, 13 acordos e memorandos de entendimento com o governo de Portugal. Na lista, estão acordos nas áreas de educação, justiça, energia, ciência e tecnologia, geologia, produção audiovisual, turismo, cinema, saúde e direitos humanos.
Um dos principais acordos é o que prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. Também foi assinado um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.