Janja lança campanha pelo uso do 180 contra assédio no Carnaval
Nas redes sociais, primeira-dama Janja Lula orientou que mulheres usem o 180 caso sofram algum assédio ou violência durante o Carnaval
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta-feira (17/2), a primeira-dama Janja Lula divulgou um vídeo em suas redes sociais para conscientizar e incentivar as mulheres a usarem o canal de atendimento 180, caso sofram algum tipo de violência ao longo do feriado de Carnaval, que ocorre entre dias 18 a 21 de fevereiro.
Janja afirmou que o Ministério das Mulheres, sob o comando de Cida Gonçalves, reestruturou o canal de atendimento, que foi desmobilizado pela gestão de Jair Bolsonaro (PL). A pasta foi ocupada pela agora senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
“O Carnaval chegou e nós sabemos que, nessa época, aumenta o número de assédios e outras formas de violência sexual contra mulheres. Pensando nisso, o Ministério das Mulheres antecipou parte da reestruturação do ligue 180, um serviço gratuito de denúncias pra crimes contra a mulher”, disse a primeira-dama.
Então, se você sofrer ou vir alguma mulher sofrendo algum tipo de violência, como perseguição, agressão e importunação sexual, você pode acionar o #Ligue180, que a equipe de atendimento vai estar pronta pra, não só orientar, como também acolher nós mulheres.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) February 17, 2023
De acordo com ela, a festividade, que reúne milhões pelas ruas do país, também é o ponto alto do pico de denúncias de assédios contra mulheres. “Sabemos que os dias de Carnaval são os dias que nós mulheres sofremos o maior número de assédios”, afirmou.
Então, como resposta, as mulheres que passarem por situações como perseguição, agressão e importunação sexual poderão acionar a central para ter o atendimento devido, como orientação e acolhimento.
Além do 180, as mulheres também podem procurar diretamente a Guarda Municipal da sua cidade ou a Polícia Militar, ligando 190.