Janja lamenta morte de Rita Lee aos 75 anos: “Imensamente triste”
“Nos despedimos de uma mulher que inspirou tantas outras a serem o que quiserem, com suas letras e seu jeito de ser”, disse a primeira-dama
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-dama Janja Lula da Silva lamentou, nas redes sociais, a morte da cantora e ícone do rock brasileiro Rita Lee, aos 75 anos, nesta terça-feira (9/5)..
Segundo Janja, a partida de Rita Lee a deixou “imensamente triste”. “Mais que uma perda para a música brasileira, hoje nos despedimos de uma mulher que inspirou tantas outras a serem o que quiserem, com suas letras e seu jeito de ser”, disse a primeira-dama.
Veja a publicação:
Algumas perdas a gente fica sem saber muito o que falar e agora está acontecendo isso. A notícia da morte da Rita Lee me deixou imensamente triste e me fez pensar no quanto ela fez parte de muitas fases da minha vida. Lembrei do show que vi em Curitiba, na época do álbum Lança… pic.twitter.com/MtPO59uU4I
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 9, 2023
Nos últimos anos, Rita Lee enfrentou uma grande batalha contra o câncer. Entre cura, remissão e internação, a cantora deixou os hospitais mais uma vez em fevereiro de 2023. Em seguida, anunciou o lançamento de uma nova autobiografia.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h”, informou a família da cantora.
“De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, continuou o texto de comunicado da partida de Lee.
Trajetória de Rita Lee
Nascida em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee se tornou símbolo do rock’n’roll brasileiro, apontada como a responsável por uma revolução no estilo. Filha de Charles Fenley Jones (1904-1983) e Romilda (1904-1986), a artista teve aulas de piano desde a infância e sempre se envolveu com música.
A carreira, ainda de forma amadora, começou em 1963, com o conjunto Teenage Singers. O sucesso veio em 1966, com uma das bandas mais importantes da música brasileira: Os Mutantes. O trio, além de Rita, tinha Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.
Ao longo dos quase 60 anos de carreira, Rita Lee vendeu 55 milhões de discos e também se envolveu em diversas questões, com destaque para sua atuação como defensora dos direitos dos animais.
O último disco de Rita Lee, Reza, foi lançado em 2012. A música principal do trabalho, que leva o mesmo nome do álbum, conquistou o título de mais tocada em 2012. No ano seguinte, a artista se aposentou e foi viver em um sítio na Grande São Paulo.