Jader Barbalho é confirmado como nome do MDB para Cidades
Cúpula do MDB vai se reunir com o presidente eleito Lula na tarde desta quarta-feira (28/12) para levar a indicação de Jader Barbalho Filho
atualizado
Compartilhar notícia
A cúpula do MDB confirmou o nome de Jader Barbalho Filho como indicação do partido para chefiar o Ministério das Cidades no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Às 15h desta quarta-feira (28/12), em Brasília, caciques da legenda vão se reunir com o presidente eleito para apresentar os nomes propostos pelo MDB.
Jader Barbalho Filho é uma indicação que atende a bancada emedebista na Câmara dos Deputados. A bancada do Senado apresentou o nome de Renan Filho para o Ministério dos Transportes.
Devem participar do encontro com Lula o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi; o governador do Pará, Hélder Barbalho, irmão de Jader Filho; o senador eleito Renan Filho (AL); e os líderes da legenda na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e no Senado, Eduardo Braga (AM).
O MDB deverá assumir o comando de três pastas na Esplanada de Lula.
Em reunião na terça-feira (27/12), o presidente da República eleito fechou com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) a indicação dela para o Ministério do Planejamento. A emedebista, porém, entrou na cota pessoal de Lula, após papel central durante a campanha de segundo turno.
A pasta das Cidades estava em disputa com o União Brasil, partido que não apoiou Lula na campanha e agora vem costurando com o PT um espaço no governo. O ministério tem sob sua alçada o programa Minha Casa, Minha Vida – vitrine de gestões petistas.