Izolda Cela é confirmada como secretária-executiva da Educação
Camilo Santana, futuro ministro da Educação, afirmou que só “falta a nomeação” de Cela, em conversa com jornalistas na saída do CCBB
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou o nome da governadora do Ceará, Izolda Cela, como secretária-executiva da pasta. Em conversa com jornalistas na saída do Centro Cultural Banco do Brasil, o gestor afirmou que só “falta a nomeação” para mais uma integrante do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Estamos discutindo aí, ouvindo especialistas, para que possamos montar uma boa equipe. A Izolda [Cela] será secretaria executiva do governo. Falta só ser nomeada”, disse o senador eleito.
Santana ainda enfatizou que nem todos os nomes foram definidos, mas que há conversas no sentido de nomear pares técnicos.
“Estamos conversando para montar a melhor equipe possível e reestruturar o ministério que foi bastante afetado pela gestão de Bolsonaro, que não deu prioridade à educação. A pandemia também trouxe prejuízo enorme. Já conseguimos recuperar um pouco do orçamento para 2023. É uma prioridade do presidente e temos pressa para recuperar o tempo perdido. “, argumentou.
Izolda, por sua vez, declarou que o principal objetivo da pasta deve ser “definir prioridades” para “definir avanços e mudanças de status naquilo que são as metas e objetivos”. Precisamos superar as caixinhas para ter o nível de compromisso necessário. O país precisa compreender melhor sobre diagnósticos relacionados à educação básica. Desde a alfabetização e principalmente depois do período da pandemia”, salientou a futura secretária.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Camilo também revelou o nome que chefiará o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo ele, será uma pessoa de confiança e que tem competência na área: a ex-secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba.
“Vou trazer uma pessoa da minha confiança, servidora de carreira para a gente reorganizar as políticas de educação. Vamos anunciar o nome. Ela foi minha secretária do Ceará e tem competência na área: Pacobahyba, ex-secretária da fazenda do Ceará”, disse o ex-governador.