metropoles.com

Itamaraty promove Forster, favorito a ser embaixador nos EUA

Cadeira de embaixador está vaga desde o dia 3, quando o diplomata Sérgio Amaral voltou ao Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
palácio Itamaraty
1 de 1 palácio Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O diplomata Nestor Forster foi um dos promovidos nesta quarta-feira (12/06/2019), à primeira classe da carreira, em uma lista assinada no Itamaraty. Desde janeiro, conforme o jornal O Estado de S. Paulo revelou, o diplomata é o nome mais cotado para assumir a Embaixada do Brasil nos EUA e a promoção é considerada a etapa final para abrir caminho para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) o convide a assumir o posto.

A cadeira de embaixador está vaga desde o dia 3, quando o diplomata Sérgio Amaral voltou ao Brasil.

Se for convidado a assumir a embaixada em Washington, Forster ainda deverá passar por sabatina no Senado. A lista das promoções circulou hoje no Itamaraty e será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

Forster foi o responsável por apresentar o atual ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para conhecer Olavo de Carvalho em um encontro na casa do escritor, em Virgínia, nos EUA. Forster e Olavo de Carvalho, que se tornou um ideólogo do governo Bolsonaro, são amigos de longa data.

O diplomata também teve papel central na articulação da agenda de Bolsonaro em Washington, em março, quando o brasileiro se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca. Ele ajudou a organizar, por exemplo, o encontro de Bolsonaro com pensadores conservadores e de direita. A convite do presidente, participou do jantar com os intelectuais americanos e se sentou ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro, um dos articuladores de política externa do governo. Após a visita presidencial, o nome de Forster como futuro embaixador do País nos EUA ganhou força.

Ele é parte do quadro da embaixada brasileira na capital dos EUA Atualmente, é um dos ministros-conselheiros da embaixada, cargo logo abaixo do posto principal, e fica responsável por questões administrativas, migratórias e de diplomacia pública – como relações com sociedade civil.

A proximidade com o governo Bolsonaro fez com que Forster participasse de reuniões dos integrantes do governo em Washington. Na última passagem de Araújo pela capital americana, o ministro acompanhou o chanceler nas reuniões com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e com o assessor de Segurança Nacional, John Bolton.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?