Itamaraty libera lista dos convidados da festa na posse de Lula. Veja
Após repercussão negativa de sigilo imposto em informações sobre festa de Lula no Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores voltou atrás
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores voltou atrás e liberou a lista com os convidados para a posse do presidente Lula, que aconteceu em 1º de janeiro deste ano no Palácio Itamaraty. A pasta havia imposto sigilo aos dados em pedido de Lei de Acesso à Informação.
A justificativa do Itamaraty para negar os dados é que as informações poderiam, supostamente, “colocar em risco a segurança do presidente e vice e dos respectivos cônjuges e filhos”. Após a negativa, dada à revista Veja, o Metrópoles fez outro pedido, mas desta vez via assessoria de imprensa.
Veja a lista de convidados para a cerimônia:
Convidados para recepção posse 1° de janeiro by Metropoles on Scribd
A recusa do ministério em divulgar a lista de convidados repercutiu mal, já que, durante a campanha para presidente no ano passado, Lula não desperdiçou oportunidades para criticar Jair Bolsonaro pelo uso excessivo do segredo.
A justificativa de segurança pessoal do presidente e dos familiares foi comumente usada pela gestão Bolsonaro. Esse foi o mesmo argumento utilizado para esconder, entre 2019 e 2022, os gastos com o cartão corporativo da Presidência, por exemplo.
Além disso, Bolsonaro colocou em segredo informações públicas por até 100 anos, usando uma interpretação do artigo 31 da LAI.