metropoles.com

Itamaraty felicita novo governo em Israel e defende fortalecimento de laços

Presidente Jair Bolsonaro, aliado de Benjamin Netanyahu, ainda não se manifestou sobre mudança no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Itamaraty divulgou, na tarde desta segunda-feira (14/6), uma nota em que felicita o novo governo de Israel. Por 60 votos a favor, 59 contra e uma abstenção, o Parlamento de Israel determinou, no domingo (13/6), a derrubada do premiê Benjamin Netanyahu.

Netanyahu ficou 12 anos no poder e era aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O mandatário brasileiro ainda não se manifestou sobre a mudança de governo.

Desde as eleições parlamentares do ano passado, Naftali Bennett vinha trabalhando para o fim da era Netanyahu, envolto em escândalos de corrupção ao longo da mais de uma década em que ficou no governo. Uma coalizão inédita unindo extrema esquerda, centro e extrema direita permitiu a vitória.

“O governo brasileiro saúda o novo governo israelense, que tomou posse na tarde de domingo, 13 de junho, e deseja sucesso ao primeiro-ministro Naftali Bennett na condução de seu mandato. Felicita, igualmente, o primeiro-ministro alterno e ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, pelo êxito na formação do governo recém-empossado”, diz a nota.

O texto ainda afirma que as relações do Brasil com Israel ganharam primazia no governo Bolsonaro e resultaram em parcerias nas áreas de ciência e tecnologia, saúde, defesa e segurança pública.

“Desde o início do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, as relações com Israel foram alçadas a novo patamar de prioridade. Esta aproximação, sem precedentes, estabeleceu as bases para iniciativas estratégicas e ações de longo prazo que têm resultado em parcerias em áreas como ciência e tecnologia, saúde, defesa, segurança pública, entre outras.”

“O governo brasileiro expressa confiança no contínuo fortalecimento dos laços de amizade que unem Brasil e Israel e continuará trabalhando com o novo governo em favor das relações bilaterais, fundamentadas em vínculos históricos, em benefício dos interesses comuns e do desenvolvimento mútuo, finaliza a nota.

Leia a nota do Itamaraty, na íntegra:

O governo brasileiro saúda o novo governo israelense, que tomou posse na tarde de domingo, 13 de junho, e deseja sucesso ao Primeiro Ministro Naftali Bennett na condução de seu mandato. Felicita, igualmente, o Primeiro Ministro alterno e Ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, pelo êxito na formação do governo recém-empossado.

Desde o início do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, as relações com Israel foram alçadas a novo patamar de prioridade. Esta aproximação, sem precedentes, estabeleceu as bases para iniciativas estratégicas e ações de longo prazo que têm resultado em parcerias em áreas como ciência e tecnologia, saúde, defesa, segurança pública, entre outras. Do mesmo modo, a coordenação mais estreita entre os dois países nos foros multilaterais assegura posições equilibradas no tratamento de temas de maior sensibilidade para a região.

O governo brasileiro expressa confiança no contínuo fortalecimento dos laços de amizade que unem Brasil e Israel e continuará trabalhando com o novo governo em favor das relações bilaterais, fundamentadas em vínculos históricos, em benefício dos interesses comuns e do desenvolvimento mútuo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?