Itamaraty destaca contribuição de Bento XVI no diálogo interreligioso
O papa emérito Bento XVI tinha 95 anos e se encontrava em estado grave de saúde. O funeral está marcado para a próxima quinta-feira (5/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores se pronunciou, neste sábado (31/12), sobre a morte do papa emérito Bento XVI. O Vaticano confirmou, por meio de um publicação no Twitter, a morte do pontífice. Ele tinha 95 anos e se encontrava em estado grave.
Segundo comunicado publicado pelo Itamaraty, o órgão “tomou conhecimento, com profundo pesar”, do falecimento da autoridade religiosa. Veja a íntegra da nota:
“Durante seu papado, Bento XVI contribuiu grandemente para o debate teológico e para o ecumenismo, tendo visitado sinagogas, mesquitas e promovido encontros entre líderes de outras religiões monoteístas, atribuindo grande importância ao fortalecimento do diálogo interreligioso.
Em 2007, veio ao Brasil, país com a maior população católica do mundo, para participar da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, que ocorreu no Santuário de Aparecida, em São Paulo. Nesse período, celebrou a canonização de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o ‘Frei Galvão’, o primeiro santo brasileiro.
Também por sua iniciativa, o Vaticano concluiu acordos de reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica com o Brasil e outros países. O governo brasileiro se solidariza com os familiares do papa emérito e com os católicos de todo o mundo”.
Morte e funeral
Bento XVI havia recebido a unção dos enfermos na última quarta-feira (28/12), ao final da missa celebrada no mosteiro e na presença das irmãs Memores Domini, que o auxiliaram desde que ele foi para lá.
O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira (2/1). O funeral está marcado para a próxima quinta-feira (5/1). Já foi definido que o papa Francisco presidirá o funeral solene de Bento XVI.
Mateo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou nota confirmando a morte de Bento XVI neste sábado. “Com pesar informo que o papa emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.