metropoles.com

Itamaraty concede passaporte diplomático a Edir Macedo e esposa

Em 2019, casal já havia recebido a documentação, que acabou suspensa. Passaporte assegura participação em atividades religiosas no exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Edir Macedo e Bolsonaro
1 de 1 Edir Macedo e Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaportes diplomáticos ao bispo Edir Macedo, proprietário da Rede Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e à esposa dele, Ester Eunice Rangel Bezerra. Os documentos têm validade de três anos e apresentam a seguinte justificativa: “participar de atividades religiosas no exterior”.

A concessão dos documentos está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (25/3) e foi assinada pelo chanceler Carlos França.

Em abril de 2019, o casal havia recebido os passaportes, mas logo em seguida a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu a emissão dos documentos por considerar que estavam em desacordo com a legislação. Há questionamentos sobre a concessão do documento a religiosos pelo fato de o Brasil ser um Estado laico.
O passaporte diplomático, de cor vermelha, é dado a pessoas que representam o “interesse do país” em missão no exterior. Dá ao portador privilégios, como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países. Diferentemente do documento comum, emitido pela própria Polícia Federal, o diplomático é confeccionado diretamente pelo Palácio do Itamaraty.
O casal Macedo defende que as atividades de assistência humanitária desempenhadas no exterior atendem aos interesses do Brasil.

Em julho de 2021, depois de algumas idas e vindas na concessão do documento, os passaportes foram restabelecidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), mas já estavam próximos da perda de validade.

O decreto que estabelece as normas e as diretrizes para concessão de passaportes diplomáticos permite a liberação do documento para 12 tipos de autoridades, como presidente, vice e ex-presidentes, ministros, governadores, parlamentares, diplomatas, militares em missões, entre outros.

O mesmo texto, contudo, estabelece que o ministro das Relações Exteriores pode conceder o documento a pessoas que não estão na lista, se houver interesse ao país.

Histórico

Edir Macedo havia recebido o documento também em 2006, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e obteve renovação em 2011 e 2014, já durante a gestão da petista Dilma Rousseff.

Em julho de 2016, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), o Itamaraty suspendeu a emissão dos documentos de viagem para líderes religiosos.

Uma das lideranças atingidas foi o pastor R.R. Soares, também fundador da Universal e hoje líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. A concessão do documento foi suspensa em caráter liminar pela Justiça Federal de São Paulo, pelo mesmo motivo referente à laicidade do Estado.

4 imagens
Edir Macedo é proprietário da Record TV
Bispo Edir Macedo e a esposa, Ester, Ester Eunice Rangel Bezerra
Bispo Edir Macedo
1 de 4

Presidente Jair Bolsonaro visita o Templo de Salomão, ao lado de Edir Macedo

Alan Santos/PR
2 de 4

Edir Macedo é proprietário da Record TV

Reprodução
3 de 4

Bispo Edir Macedo e a esposa, Ester, Ester Eunice Rangel Bezerra

4 de 4

Bispo Edir Macedo

Instagram/Reprodução

Edir Macedo, 77, é casado com Ester Bezerra desde 1971. O casal tem três filhos. O bispo apoiou Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) publicamente na eleição presidencial de 2018.

Agora, com a definição de que Tarcísio de Freitas disputará o governo de São Paulo pelo Republicanos, é esperada uma aproximação do segmento representado por Macedo com a campanha de Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?