metropoles.com

Israel x Palestina: chanceler diz que acordo de Trump é inovador

No Senado, Ernesto Araújo reforçou o apoio brasileiro à proposta do presidente dos EUA para o histórico conflito da região do Oriente Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com chanceler Ernesto Araújo
1 de 1 Reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com chanceler Ernesto Araújo - Foto: Pedro França/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu, em audiência no Senado nesta quinta-feira (05/03), o acordo proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para Israel e Palestina. Ele foi ouvido na Comissão de Relações Exteriores (CRE) e reforçou o apoio brasileiro à sugestão do norte-americano para o histórico conflito na região do Oriente Médio.

“O plano chamado Paz para a Prosperidade é resultado de três anos de preparação com vistas a propor uma iniciativa inovadora para quebrar a inércia nas negociações”, afirmou o chanceler. Para o chefe do Itamaraty, é preciso avançar no “status quo” para “promover o bem estar” da população local e conter ameaças terroristas.

Para Araújo, o acordo garante a aspiração palestina a um estado próprio, as demandas israelenses e “viabiliza a normalização das relações de todos os países da região com Israel”, bem gomo garantiria a liberdade religiosa na região.

O ministro também rebateu críticas ao acordo: na sua opinião, são fruto de uma “perspectiva dogmática apenas”. “É uma repetição de posições anteriores que até hoje não levaram a nada. Pode-se dizer que é uma proposta pragmática, que tenta ver a situação por ângulos diferentes”, sustentou ele.

América Latina
Ernesto tratou ainda da Venezuela, que, voltou a dizer, precisa ser “libertada” do regime de Nicolás Maduro.

“Impossível levar paz e prosperidade para a região (da América Latina) se não trabalharmos dia e noite pela democracia, especialmente hoje em que regimes totalitários como o da Venezuela, que negam liberdade ao seu povo e estão associados ao narcotráfico e ao terrorismo”, ressaltou.

No caso da Bolívia, ele declarou acreditar que o país está “no bom caminho” rumo a uma “evolução positiva” para as próximas eleições, que ocorrerão em maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?