metropoles.com

Isolado, Ciro diz ter sido “marcado para morrer” na campanha

O pedetista subiu o tom contra Lula e demonstrou, em entrevista à Globonews, estar ressentido com o tratamento recebido do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles
Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles, sob painel com logo do portal. Ele usa terno e aparece de lado - Metrópoles
1 de 1 Ciro Gomes dá entrevista ao Metrópoles, sob painel com logo do portal. Ele usa terno e aparece de lado - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, subiu o tom contra o PT nesta quarta-feira (1º/8). Em sabatina promovida pela Globonews, o ex-governador do Ceará incluiu o partido, liderado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um dos maiores interessados em seu fracasso na eleição de 2018.

Para Ciro, os petistas, o MDB e o PSDB trabalharam para isolá-lo. “Desde que lancei minha candidatura eu já sabia que eu era um cabra marcado para morrer”, reclamou. “Iam trabalhar para me isolar: o MDB de Michel Temer, o PSDB de Geraldo Alckmin e o PT de Lula. Devo ter alguma coisa bem interessante para mostrar ao povo”, disse o presidenciável, em entrevista.

Nessa quarta (1º), o PT firmou um acordo eleitoral com o PSB. Cortejados por Ciro, os socialistas acertaram com os petistas uma neutralidade na corrida presidencial. Ciro disse que ainda trabalha para ter o apoio do PSB. “Não recebi nenhuma carta, nenhum sinal de fumaça e estou aguardando que se confirme isso”, disse.

O acordo é um revés para o candidato do PDT, Ciro Gomes. Ele vinha articulando com o PSB o apoio para a disputa pelo Planalto. Em troca, Ciro oferece a vaga de vice em sua chapa. O PSB realiza convenção partidária no próximo domingo (5), onde irá oficializar seu futuro eleitoral.

Segundo o pedetista, o PT coloca o país na beira de um abismo ao defender a candidatura de Lula. “O PT está ensaiando uma valsa à beira do abismo. Há um verdadeiro caos no Brasil. Se o Lula é candidato, é arriscado ou não é arriscado o país nessa beira do abismo?”.

O pedetista se mostrou ressentido com a postura do PT e de Lula em relação a ele. “Me surpreendeu o nível de radicalismo em relação ao jeito que eles (PT) começaram a me tratar de um tempo pra cá. Não sei o porquê disso”, destacou.

Ciro Gomes é o terceiro presidenciável entrevistado nesta semana pela Globonews. Na última segunda-feira (30/7), jornalistas da emissora sabatinaram Álvaro Dias (Podemos). Na terça (31), ouviram Marina Silva (Rede).

Segundo levantamento CNI-Ibope divulgado no final de junho, Ciro Gomes soma de 4% a 8% nas intenções de voto. No cenário que inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro surge em quarto lugar. Sem o petista, o ex-governador cearense fica em terceiro. Segundo a pesquisa, Ciro é rejeitado por 18% dos eleitores.

A candidatura do ex-governador do Ceará foi confirmada pelo PDT em 20 de julho. Aos 60 anos, será a terceira vez que ele concorrerá à Presidência. Em 1998, somou 7,426 milhões de votos (10,97% do total válido) e ficou em terceiro lugar. Naquele ano, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi reeleito. Em 2002, alcançou o quarto lugar, com 10,170 milhões de votos, 11,97% do total válido. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no segundo turno.

Ciro busca um nome para concorrer como vice. Nessa quarta (1º), a missão ficou mais difícil. O pedetista sofreu um revés após o PSB fechar um acordo eleitoral do PT. Os socialistas vão optar pela neutralidade na corrida presidencial. Ciro cortejava o PSB para compor chapa na disputa pelo Planalto.

No acordo, o PT não vai lançar a vereadora Marília Arraes ao governo de Pernambuco e apoiará a reeleição de Paulo Câmara (PSB). Em Minas Gerais, os socialistas não vão lançar Márcio Lacerda ao governo local e apoiarão a reeleição de Fernando Pimentel (PT). Ciro ainda não formalizou nenhuma aliança para a corrida presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?