Irmãos Batista, Miller e Janot são chamados a depor na CPMI da JBS
Convite ao ex-PGR foi aprovado nesta quinta-feira (21/9), assim como as convocações de Wesley, Joesley e de outros executivos da JBS
atualizado
Compartilhar notícia
No segundo dia da retomada da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS na Câmara dos Deputados, os trabalhos começaram, nesta quinta-feira (21/9), com o debate em torno dos convites e convocações das pessoas que prestarão depoimentos aos parlamentares. Foram aprovados nomes importantes como dos irmãos Joesley e Wesley Batista, do ex-procurador do Ministério Público Marcelo Miller e até do ex-procurador Geral da República Rodrigo Rodrigo Janot.
Janot foi apenas convidado, enquanto Miller convocado. O chamamento de Eduardo Pelella — que era o chefe de gabinete do Janot — foi aceito, mas o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e os sub-relatores Hugo Leal (PSB-RJ) e Delegado Francischini (SD-PR) foram contrários. Ambos acreditam que, se Janot será ouvido pela CPMI, não há motivo para chamar Pelella. Ângelo Goulart, procurador da República, também será convocado.
O quinto mais solicitado na CPMI foi o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, responsável por conduzir as denúncias contra o presidente Michel Temer. Cinco parlamentares protocolaram requerimentos para que Janot compareça à CPMI, sendo quatro convites e uma convocação. No entanto, apenas um convite foi aceito.
Passava das 11h quando, por falta de quórum, o presidente da CPMI, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), encerrou as atividades. Na semana que vem, em nova reunião, a comissão ainda votará os requerimentos para pedidos de quebras de sigilo. A intenção dos parlamentares é ter acesso à ligações telefônicas e documentos importantes dos irmãos Batista e demais executivos da JBS
Abaixo, o Metrópoles selecionou o nome de todas as pessoas que prestarão depoimento na Comissão até o fim dos trabalhos, marcado para 12 de dezembro. Essa lista ainda pode aumentar, já que a possibilidade de que mais nomes sejam incluídos, pois ainda há mais de 100 requerimentos a serem votados ao longo da CPMI.
Confira abaixo os convidados e convocados:
- Marcelo Miller, ex-procurador do Ministério Público
- Joesley Batista, acionista controlador do Grupo J&F Investimentos e sócio da JBS
- Wesley Batista, acionista controlador do Grupo J&F Investimentos e sócio da JBS
- Rodrigo Janot, ex-procurador Geral da República
- Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais do J&F.
- Florisvaldo Caetano de Oliveira, executivo da JBS S/A
- Ângelo Goulart, procurador da República
- Francisco Assis e Silva, executivo da JBS
- Demilton Antônio de Castro, executivo da JBS
- Valdir Aparecido Boni, executivo da JBS
- Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES
- Fabio Chilo, gerente jurídico da área tributária da JBS
- Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, presidente da Comissão de Valores Mobiliários
- Márcio Lobo, advogado da Associação de Acionistas Minoritários
- Willer Tomaz, advogado do grupo JBS
- Eduardo Botão Pelella, procurador
- Delegados da Buliish, Greenfeld, Sepsis, Cui Bono, Carne Fraca e Tendão de Aquiles