Ipespe: Lula venceria e Bolsonaro perderia para todos no 2° turno
Líder nas simulações de 1° turno, o ex-presidente Lula (PT) venceria todos os pré-candidatos em um eventual 2° turno
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20/12) pelo Ipespe, o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial de 2022 com ampla vantagem.
Líder nos cenários de primeiro turno, o petista ganharia de todos os pré-candidatos em um eventual segundo turno. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, com mil pessoas, por meio de ligações telefônicas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O ex-presidente venceria o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (PL), por 53% a 31%. Caso o segundo turno fosse entre Lula e Sergio Moro (Podemos), o petista ganharia com 52% contra 33% para o ex-juiz.
Veja os outros cenários simulados pela pesquisa:
- Lula 52% X 25% Ciro
- Lula 53% X 22% Doria
- Ciro 44% X 33% Bolsonaro
- Doria 43% X 36% Bolsonaro
Governo Bolsonaro
A pesquisa também solicitou aos entrevistados que avaliassem o governo Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 54% afirmaram que é péssimo ou ruim, 24% classificaram a gestão federal como boa ou ótima e 22% acharam o governo regular.
Já o Congresso Nacional tem uma atuação péssima ou ruim para 46%, enquanto 39% avaliam o Legislativo como regular e 9%, como bom ou ótimo.