metropoles.com

“Investigação é fio de novelo”, diz Janot sobre fundos de Previdência

Operação Greenfield investiga os quatro maiores fundos de pensão estatais brasileiros – Petros, Funcef, Previ e Postalis – e bloqueou R$ 8 bilhões dos investigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/Agência PT
Rodrigo Janot
1 de 1 Rodrigo Janot - Foto: Lula Marques/Agência PT

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou na manhã desta terça-feira (6/9) que ainda não recebeu desdobramentos da Operação Greenfield, que investiga fraude em fundos de pensão, mas não descarta a possibilidade de conduzir apurações sobre envolvimento de políticos no caso.

“Investigação é fio de novelo, vai puxando e vamos ver o que vem”, disse o procurador-geral nesta manhã, após deixar sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Na segunda (5), a Polícia Federal deflagrou a Operação, que investiga os quatro maiores fundos de pensão estatais brasileiros – Petros, Funcef, Previ e Postalis. A operação bloqueou R$ 8 bilhões dos investigados, entre eles ex-dirigentes de empresas como a OAS e a Engevix. Foram cumpridas na segunda cinco prisões temporárias e pelo menos 28 conduções coercitivas.

Os investigadores detalham em relatório possível envolvimento político em irregularidades sob apuração. Um documento aponta, por exemplo, motivos que teriam levado a Funcef e a Petros a investir na Eldorado Brasil Celulose.

No documento, investigadores relatam que a empresa é controlada pelo grupo J&F, “grupo este que é um dos principais doadores de campanhas do Partido dos Trabalhadores”. No entendimento da delegada e do procurador responsáveis pelo caso, o fato de o aporte ter sido pré-aprovado diretamente por diretor de investimento do fundo indica que o investimento já havia sido “negociado por instâncias políticas superiores entre os fundos de pensão e o grupo econômico proprietário das empresas”.

A operação foi autorizada na segunda pela Justiça Federal no Distrito Federal. Caso as investigações indiquem a participação no esquema de políticos e autoridades com foro privilegiado, no entanto, o caso precisa ser remetido a Janot e conduzido sob supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?