metropoles.com

Intervenção no Rio não suspende negociações pela reforma, diz Marun

O ministro afirmou ainda que está mantida a reunião com os líderes da base na próxima segunda-feira (19)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI-JBS-Carlos-Marun-840×560
1 de 1 CPI-JBS-Carlos-Marun-840×560 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que tem sido o porta-voz da reforma da Previdência pelo governo, divulgou nota nesta sexta-feira (16/2) para dizer que, mesmo com o decreto de intervenção no Rio de Janeiro, vai prosseguir nas negociações pela reforma da Previdência. Marun confirma, no entanto, que, como prevê a Constituição, a matéria não poderá ser votada, mas que será discutida.

“Em relação à Intervenção na área de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, informo que a mesma não suspende as tratativas que visam a obtenção do apoio parlamentar necessário à modernização da nossa Previdência”, escreveu o ministro, que não participou da reunião com o presidente Michel Temer nesta quinta-feira (15) quando foi decidida a medida, e hoje está em Florianópolis.

Marun afirmou ainda que está mantida a reunião com os líderes da base na próxima segunda-feira (19) na Residência Oficial do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assim “como de resto outras conversações que eventualmente estejam sendo conduzidas por outros protagonistas deste processo”.

O ministro cita que a Constituição “veda claramente o seu próprio emendamento durante a vigência de Intervenção Federal em Estados da Federação”, e diz que não cabe “aí qualquer interpretação que não seja a literal”. Marun, pondera, que os Poderes Executivo e Legislativo praticam o absoluto respeito aos Termos Constitucionais”. “Portanto, ela não será emendada durante a vigência da intervenção. Todavia a Constituição não veda a discussão de temas é eles continuarão acontecendo”, finaliza o ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?