No Instagram, Bolsonaro é seguido por 8,8 milhões: Lula tem 745 mil
Marca é maior do que a da apresentada Xuxa Meneghel, que é seguida por 8,2 milhões de pessoas na rede social
atualizado
Compartilhar notícia
Em seu terceiro dia como presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) comemorou nas redes sociais uma marca importante. O perfil oficial do político no Instagram atingiu nesta quinta-feira (3/1) a incrível marca de 8,8 milhões de seguidores. Para se ter ideia, é mais do que a apresentadora Xuxa Meneghel (8,2 milhões).
Líder nas pesquisas de intenção de voto a presidente até ser preso pela Lava Jato, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem “meros” 745 mil seguidores na rede social. Sucessor do líder petista na disputa, e que enfrentou Bolsonaro no segundo turno eleitoral, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é seguido por 1,3 milhão de pessoas no Instagram.
Bolsonaro agradeceu aos seguidores pouco antes das 23h desta quinta:
??☝????? pic.twitter.com/qwsK3QV0LA
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 4 de janeiro de 2019
Sucesso on-line
Durante toda a campanha eleitoral, Bolsonaro se revelou um fenômeno nas mídias sociais. Pesquisa feita pelo Instituto MAPA e o Mr. Predictions, empresas do Grupo Nexxera atuantes na área de Ciência de Dados e Análise Preditiva, apontou em abril o então presidenciável como líder em número de seguidores em diferentes redes sociais. O volume de apoiadores do político havia crescido 16% entre janeiro e março de 2018 e chegou ao patamar de 7,8 milhões de pessoas.
O estudo colocava Marina Silva (Rede) na vice-liderança do ranking, com 4,2 milhões de seguidores, e o ex-presidente Lula (PT) na terceira posição, com registro de apoio de 3,6 milhões de internautas. Uma das surpresas apresentadas pelo levantamento era o aparecimento de Michel Temer (MDB) em quarto lugar, com 2,06 milhões. Ele não havia sido incluído nas pesquisas anteriores. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) tinha 1,95 milhão de seguidores à época e o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) quase 1,5 milhão – crescimento de 6% para ambos.
As redes on-line seguirão como o norte da comunicação do novo presidente da República. Boa parte do primeiro escalão foi anunciado por Bolsonaro via Twitter. O método lembra o adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – de quem o brasileiro é fã declarado.
Confira o desempenho de Bolsonaro e outros campeões de audiência nas redes:
Facebook
Bolsonaro – 10,5 milhões de seguidores
Xuxa – 6,6 milhões
Haddad – 1,8 milhões
Lula – 4 milhões
Twitter
Bolsonaro – 2,85 milhões de seguidores
Xuxa – 2,55 milhões
Haddad – 1,1 milhões
Lula – 563 mil