Ibope: na véspera do 1º turno, Bolsonaro tem 41%, e Haddad, 25%
Este é o resultado da apuração dos votos válidos: quando excluídos brancos e nulos, o peesselista fica com 36%, e o petista, com 22%
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibope divulgou sua nona rodada de pesquisa para a corrida presidencial, na noite deste sábado (6/10). De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança. Nesta última sondagem, ele registra 41% dos votos válidos (quando excluídos brancos e nulos). Atrás, aparecem: o petista Fernando Haddad, com 25%; Ciro Gomes (PDT), 13%; e Geraldo Alckmin, com 8%. Quando levados em conta brancos e nulos, a vantagem de Bolsonaro cai para 36%, e ele é seguido por Haddad, que soma 22%.
Confira, abaixo, os resultados dos votos válidos:
Jair Bolsonaro (PSL): 41%
Fernando Haddad (PT): 25%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSol): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Confira, abaixo, a diferença quando considerados brancos e nulos:
- Jair Bolsonaro (PSL): 36%
- Fernando Haddad (PT): 22%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
- Marina Silva (Rede): 3%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Henrique Meirelles (MDB): 2%
- Cabo Daciolo (Patriota): 2%
- Alvaro Dias (Podemos): 1%
- Guilherme Boulos (PSol): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%
- Brancos e nulos: 7%
- Não sabem ou não responderam: 5%
Segundo turno
A sondagem simulou cenários para segundo turno. Se o embate fosse entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista venceria por 52% contra 48% do pesselista. Em um confronto contra Geraldo Alckmin, Bolsonaro ganharia por 43% x 40%. Entre Bolsonaro e Marina, o resultado seria favorável ao deputado federal: 46% x 36%. Por fim, contra Fernando Haddad, Bolsonaro seria eleito por 45% x 41%.
Rejeição
A rejeição a Bolsonaro e a Haddad permaneceu no mesmo patamar da pesquisa anterior. Enquanto a do candidato do PSL oscilou de 42% para 43%, a do petista passou de 37% para 36%.
Atrás deles, a maior rejeição é a de Marina Silva, em quem 22% dos eleitores não votariam “de jeito nenhum”. Alckmin (16%) e Ciro (15%) oscilaram um ponto para baixo e aparecem na sequência.
A pesquisa foi realizada neste sábado (6/10). Foram ouvidas 30.000 pessoas em todo o país. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-07052/2018, e tem 95% de nível de confiança. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando-se a margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.