metropoles.com

Ibope: 45% acreditam em vitória de Bolsonaro

O percentual dos que consideram essa perspectiva, segundo o instituto, independe dos votos declarados pelos entrevistados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
bolsonaro9
1 de 1 bolsonaro9 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

De acordo com o mais recente levantamento do Ibope, 45% do eleitorado brasileiro acredita na vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida pela Presidência da República. O resultado, segundo o instituto, independente dos votos declarados pelos entrevistados. No levantamento anterior, o percentual da chamada “expectativa de vitória” de Bolsonaro era de 38%.

A pesquisa, divulgada na terça-feira (11/9), traz o candidato do PSL na liderança, com 26% das intenções de voto no 1º turno. O deputado e militar da reserva ampliou seu desempenho após o ataque sofrido na semana passada. Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro (dois pontos percentuais).

“Independente da sua intenção de voto, quem o(a) senhor(a) acha que será o próximo Presidente da República?”, questionou o Ibope a 2.002 eleitores.

Segundo o levantamento, dos cinco principais presidenciáveis, apenas Ciro Gomes não perdeu expectativa de vitória. Segundo o Ibope, 8% dos eleitores acreditam no triunfo do pedetista. A esperança em torno de Geraldo Alckmin caiu de 10% para 8%. Fernando Haddad também recuou: de 9% a 8%. A expectativa de vitória de Marina Silva sofreu uma queda de 7% para 5%. Os demais candidatos não alcançaram 1%, cada.

Intenções de voto
Segundo o levantamento do Ibope, Bolsonaro chega a 26% das intenções de voto no primeiro turno. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de setembro, portanto, logo após o ataque sofrido pelo postulante ao Planalto em Juiz de Fora (MG).

Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%. Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) estão numericamente empatados, com 9%. Fernando Haddad (PT) soma 8%. Segundo o Ibope, os quatro estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro (2 pontos percentuais para mais ou para menos).

Rejeição
De acordo com o Ibope, Bolsonaro diminuiu seu percentual de rejeição pelos eleitores brasileiros após o atentado sofrido na última semana. Com base no levantamento, 41% do eleitorado diz que não há nenhuma possibilidade de votar no candidato do PSL. Na pesquisa anterior, realizada no início de setembro, esse percentual era de 44%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?