Ibope: 45% acreditam em vitória de Bolsonaro
O percentual dos que consideram essa perspectiva, segundo o instituto, independe dos votos declarados pelos entrevistados
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com o mais recente levantamento do Ibope, 45% do eleitorado brasileiro acredita na vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida pela Presidência da República. O resultado, segundo o instituto, independente dos votos declarados pelos entrevistados. No levantamento anterior, o percentual da chamada “expectativa de vitória” de Bolsonaro era de 38%.
A pesquisa, divulgada na terça-feira (11/9), traz o candidato do PSL na liderança, com 26% das intenções de voto no 1º turno. O deputado e militar da reserva ampliou seu desempenho após o ataque sofrido na semana passada. Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro (dois pontos percentuais).
“Independente da sua intenção de voto, quem o(a) senhor(a) acha que será o próximo Presidente da República?”, questionou o Ibope a 2.002 eleitores.
Segundo o levantamento, dos cinco principais presidenciáveis, apenas Ciro Gomes não perdeu expectativa de vitória. Segundo o Ibope, 8% dos eleitores acreditam no triunfo do pedetista. A esperança em torno de Geraldo Alckmin caiu de 10% para 8%. Fernando Haddad também recuou: de 9% a 8%. A expectativa de vitória de Marina Silva sofreu uma queda de 7% para 5%. Os demais candidatos não alcançaram 1%, cada.
Intenções de voto
Segundo o levantamento do Ibope, Bolsonaro chega a 26% das intenções de voto no primeiro turno. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de setembro, portanto, logo após o ataque sofrido pelo postulante ao Planalto em Juiz de Fora (MG).
Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%. Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) estão numericamente empatados, com 9%. Fernando Haddad (PT) soma 8%. Segundo o Ibope, os quatro estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro (2 pontos percentuais para mais ou para menos).
Rejeição
De acordo com o Ibope, Bolsonaro diminuiu seu percentual de rejeição pelos eleitores brasileiros após o atentado sofrido na última semana. Com base no levantamento, 41% do eleitorado diz que não há nenhuma possibilidade de votar no candidato do PSL. Na pesquisa anterior, realizada no início de setembro, esse percentual era de 44%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.