Ibama: assessor de Salles que teria interferido em multas é exonerado
Segundo a Polícia Federal, Leopoldo Penteado Butkiewicz estaria atuando de forma direta no órgão desde janeiro de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Foi exonerado “a pedido”, nesta quarta-feira (2/6), o assessor especial do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Leopoldo Penteado Butkiewicz.
Na terça-feira (1º/6), Leopoldo tinha sido suspenso do cargo por 90 dias, junto com outros três servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um secretário da pasta.
De acordo com a Polícia Federal (PF), Leopoldo interferiu no Ibama para garantir a edição, em fevereiro de 2020, de uma norma que facilitou a exportação de madeira não licenciada. Segundo depoimento de uma testemunha, Leopoldo teria dados ordens diretamente ao depoente e intercedido em favor de autuados.
A Polícia Federal, com base em material obtido no celular da testemunha, localizou diversos diálogos onde a atuação do assessor “exorbita claramente a esfera de suas atribuições”.
A mudança na norma desencadeou suspeitas internacionais sobre a regularidade de exportações brasileiras. O caso é investigado pela PF, que em 19 de maio cumpriu 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, no âmbito da Operação Akuanduba, que apura supostos crimes ambientais.
A exoneração de Leopoldo foi publicada na edição desta quarta-feira (2/6) do Diário Oficial da União (DOU). Veja: