metropoles.com

Humorista Danilo Gentili e ex-aliados acusam Bolsonaro de traição

Apoiadores de Bolsonaro em 2018 o acusaram de conspirar contra a democracia e compararam governo a ditaduras de esquerda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em atos pró-intervenção militar neste domingo (19/04) causou reações negativas entre ex-aliados. Pelo Twitter, políticos e personalidades que apoiaram Bolsonaro nas eleições de 2018 o acusaram de traição e de conspirar contra a democracia.

O humorista e apresentador Danilo Gentili disse que a participação de Bolsonaro é “antidemocrática” e consiste em uma “traição à pátria e aos eleitores que buscavam o aprimoramento da democracia e das liberdades”. “Repudio qualquer liderança que incentive, fomente ou flerte com aglomeração pedindo intervenção militar/ditadura. Repudiei isso na esquerda e repudio na direita”, afirmou.

Quem também classificou o comportamento de Bolsonaro neste domingo de “traição” foi o deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, conhecido como Mamãefalei. “Triste ver uma manifestação pedindo intervenção militar. Mais triste ainda é ver um presidente eleito via democracia não repudiar o ato. É uma traição a todos os liberais e conservadores que o apoiaram no segundo turno de 2018.”

O Movimento Brasil Livre (MBL) foi na mesma linha: “Presidente que participa de manifestação em prol de golpe militar não é conservador, mas revolucionário. Já não dá para esconder que a ânsia pelo poder domina Bolsonaro, que sacrifica vidas em prol de um discurso e se demonstra pequeno demais para o cargo que ocupa”. “Uma direita que incita a ditadura torna-se equivalente a uma esquerda que também o faz e assim as duas devem ser igualmente combatidas”, defendeu.

A deputada Joice Hasselmann, que chegou a ser líder de Bolsonaro no Congresso, o ironizou: “’Não queremos negociar nada’. Depois diz que o Congresso é que provoca o caos. Bolsonaro não respeita a democracia, as instituições e as liberdades”.

Eu apoiei @jairbolsonaro  para vê-lo dar um limpa na podridão que tomou conta do sistema político, para fortalecer a democracia. Jamais para depreciá-la”, escreveu o escritor Xico Graziano, apoiador do presidente, no Twitter.

Manifestações

O presidente se encontrou com manifestantes na Praça Duque de Caxias, no Setor Militar Urbano, em Brasília, e discursou sob gritos de “intervenção militar” e “AI-5”, em referência ao mais repressor dos atos institucionais editados durante a ditadura. Em cima de uma caminhonete, Bolsonaro também disse que “nós não queremos negociar nada, queremos ação pelo Brasil”.

“Nós temos um novo Brasil. Tem que ser patriota, acreditar e fazer sua parte. Acabou a época da patifaria, agora é o povo no poder”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?