metropoles.com

Humberto Costa protocola pedido de reconvocação de Queiroga na CPI

Ministro esteve na comissão na última quinta-feira (6/5), por cerca de 9 horas, mas as respostas foram consideradas evasivas pelos senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Humberto Costa
1 de 1 Humberto Costa - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou, nesta segunda-feira (10/5), requerimento de reconvocaçao do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar novo depoimento à CPI da Covid-19. Contudo, depende do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), colocar o requerimento na pauta de votação.

Queiroga esteve na comissão na última quinta-feira (6/5), por cerca de 9 horas, mas as respostas do ministro foram consideradas evasivas pelos senadores.

Costa destaca no requerimento que o depoimento de Queiroga “foi lacônico em muitos aspectos, inclusive e sobretudo porque alegou estar há poucos dias na condição de Ministro da Saúde”.

“O depoimento foi contraditório em diversos aspectos. Um deles diz respeito à afirmação de que, na gestão dele, não há promoção do uso da hidroxocloriquina para tratamento da Covid. Todavia, o ministro, até o presente momento, não revogou a portaria do Ministério da Saúde que prescreve o uso da medicação para este fim, mesmo sabendo-se que a medicação não possui eficácia para tal fim, consoante informam a OMS e diversos órgãos técnicos de saúde”, justifica o petist.

Além de Queiroga, a comissão já ouviu os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Depoimento de Pazuello

O ex-ministro Eduardo Pazuello, que prestaria depoimento na última quarta-feira (5/5), teve sua fala adiada para 19 de maio, uma vez que alegou ter tido contato com duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Leia o requerimento:

Doc-SF212669616499-Entrega by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?