metropoles.com

“Houve um reconhecimento do Ministério da Cultura”, diz ministro sobre reforma

Governo federal cogitou cortar pasta para economizar. PMDB chegou a ser cogitado para assumir ministério

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Cultura/Divulgação
juca-1000
1 de 1 juca-1000 - Foto: Ministério da Cultura/Divulgação

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse nesta quinta-feira (1º/10), em evento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no Rio, que o órgão tem recebido reconhecimento de diversos setores da sociedade e do Congresso Nacional em meio às discussões da reforma ministerial.

Na tentativa de economizar recursos, integrantes do governo federal chegaram a cogitar a fusão do Ministério da Cultura com o da Educação. Mais tarde, surgiram especulações de que o PMDB tinha interesse na pasta.

“Houve um reconhecimento da importância do Ministério da Cultura e da cultura para o conjunto do projeto nacional. O Ministério desenvolve uma série de áreas que precisam desenvolver expertise, a economia do audiovisual dentro do todo da cultura brasileira. O que podemos celebrar hoje é o respeito do sucesso dessas políticas que vêm trazendo isso e que contam com evidente reconhecimento de toda a área cultural…Tudo isso é um conjunto que se afirmou em um momento de reordenamento”, disse.

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar a reforma no primeiro escalão até esta sexta-feira, 2. Questionado sobre a possibilidade de deixar o cargo na reforma, o ministro disse que não sabe a decisão de Dilma. “Essa resposta eu não posso dar porque eu não sei. Isso é bom perguntar à presidenta e ela vai anunciar de hoje para amanhã”, afirmou o ministro.

Ele contou que esteve três vezes no Congresso Nacional, nos últimos cinco dias. “Fui ultrabem tratado pelos representantes da oposição e da base do governo”, contou. Juca Ferreira disse estar tranquilo sobre as mudanças, embora preocupado como cidadão sobre a situação da crise política e econômica.

“Estou tranquilo e trabalhando 10, 12, 14 horas por dia para que essa política, mesmo em momentos de dificuldade, continue avançando… Como cidadão tenho preocupações com a crise econômica, política e a emergência de uma plataforma reacionária que, tenho certeza, o Brasil não vai aderir. Como ministro acho que a gente já está conectado com o que tem que ser feito daqui a pouco, que é a construção de um novo projeto de desenvolvimento do país, e a cultura vai ser uma das centralidades mais importantes”, disse.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?