metropoles.com

Helder Barbalho sobre demissão de Daniela do Turismo: “Não vamos achar ruim”

O governador do Pará, Helder Barbalho, deu apoio ao conterrâneo Celso Sabino, cotado para o Ministério do Turismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles
1 de 1 Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu publicamente a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), que está balançando no cargo há semanas.

“O Pará, presidente [Lula], tem 17 deputados federais. Dos 17, 14 compõem sua base de sustentação. […] Vou lhe dizer, presidente, que se o Pará tiver mais um ministro, nós não vamos achar ruim, porque fortalece o nosso estado e, portanto, caso sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós como o ministro Jader para que o Pará possa estar fortalecido diante da nossa sociedade”, disse Helder.

A declaração foi dada durante a cerimônia de anúncio da realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém, do qual Lula participou. O cotado para ao Ministério do Turismo, o deputado federal Celso Sabino, acompanhava a comitiva presidencial.

Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, é considerada distante da bancada do partido na Câmara. Ela move, junto a outros cinco deputados do Rio, processo para mudar de sigla sem perder o mandato. A ideia é migrar para o Republicanos.

Em busca de apoio para assumir o cargo, o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) ligou, segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, para lideranças de seu partido e até de outras legendas.

Barbalho foi um deles. Na conversa, Sabino citou ao governador de seu estado que há um movimento para ele assumir o Ministério do Turismo. Barbalho respondeu que não tinha qualquer veto à nomeação do deputado.

Depois de muitas conversas, havia a expectativa de que a ministra fosse demitida na terça-feira (13/6). No mesmo dia, Lula chamou Daniela para uma reunião, mas não houve decisão sobre a exoneração.

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, não descartou, no entanto, a saída de Daniela Carneiro do Turismo em breve.

Segundo o chefe da pasta, haverá uma reunião nos próximos dias com o União Brasil, sigla de Daniela, para resolver a questão.

Reforma ministerial

Interlocutores do governo no Congresso contam que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer colocar aliados no Ministério da Saúde e nas três pastas hoje comandadas por indicados do União Brasil – partido que não tem dado o apoio esperado ao governo, apesar de ter grande espaço na Esplanada dos Ministérios.

Segundo apurou a reportagem do Metrópoles, o presidente da Câmara defende entregar essas pastas para partidos que hoje não estão no primeiro escalão, como o PP, sua própria legenda, e o Republicanos.

Com a saída de Daniela, o União comanda o Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho, e o da Integração Nacional, com Waldez Goés. Como o partido realmente não tem atuado como base do governo, em tese, a entrega das pastas para aliados de Lira não é algo impossível.

Na Saúde, porém, a resistência deve ser maior. Lula não gostaria de colocar a pasta, comandada hoje por Nísia Trindade, no contexto das trocas políticas. O petista, da mesma forma, resiste em abrir conversas sobre abrigar indicações políticas entre os ministros palacianos, que se encontram sob ataque de parlamentares e são acusados de ter culpa nos problemas de relacionamento do governo com o Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?