metropoles.com

Haddad diz ter sugerido a Lula aproximação com Alckmin

Ex-ministro defendeu conversas fossem adiantadas com quem não o apoiou no segundo turno das eleições de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
jantar-lula-alckmin (2)
1 de 1 jantar-lula-alckmin (2) - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-ministro da Educação e pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse, nesta terça-feira (28/12), ter sugerido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproximação com figuras como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Recém saído do PSDB, Alckmin tem conversado com Lula e lideranças petistas a fim de uma aliança nas eleições presidenciais de 2022.

“Eu falei: ‘Presidente, vamos começar a eleição pelo segundo turno’. O que quer dizer? Se eu tivesse tido o apoio do PSDB e do PDT no segundo turno de 2018, esse desastre que está acontecendo no Brasil, com a eleição de uma pessoa completamente despreparada para governar o país, não estaria acontecendo. Eu vivi na pele o que é um segundo turno mal arrumado. O PSDB e o PDT não podiam ter feito o que fizeram sabendo quem era o Bolsonaro”, disse Haddad em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Segundo ele, a ideia era conversar com quem não o apoiou no segundo turno de 2018 porque seriam essas pessoas que defenderiam Lula agora. “Nós temos que trabalhar quem não esteve comigo no segundo turno. Foi aí que começou o encontro com o Fernando Henrique, o encontro com Tasso Jereissati, o encontro com o Kassab, o encontro com várias… Inclusive com o Alckmin. Aí começou a surgir uma aproximação a partir de uma discussão de segundo turno.”

4 imagens
Geraldo Alckmin (PSB) e Lula (PT)
Lula encontrou Alckmin em evento organizado por  advogados
Lula e Alckmin participaram de evento em SP
1 de 4

O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula durante jantar em São Paulo em 19/12. Os dois, que foram adversários por muitos anos, devem formar uma chapa nas eleições de 2022.

Ricardo Stuckert/Divulgação
2 de 4

Geraldo Alckmin (PSB) e Lula (PT)

Ricardo Stuckert/PT
3 de 4

Lula encontrou Alckmin em evento organizado por advogados

Divulgação/ Ricardo Stuckert
4 de 4

Lula e Alckmin participaram de evento em SP

Divulgação/ Ricardo Stuckert

No último dia 19, Lula e Alckmin estiveram juntos em um jantar organizado pelo Grupo Perrô, de advogados defensores do amplo direito de defesas, em São Paulo. Foi o primeiro encontro público em anos dos dois ex-adversários.

Sem comentar diretamente a possibilidade de Alckmin ser vice de Lula, Haddad disse ter sido “ótimo” os dois terem iniciado o diálogo antes mesmo do primeiro turno.

As agendas de Alckmin, que deixou o PSDB há alguns dias e ainda não anunciou o novo partido, indicam que o político está se dedicando a construir pontes com antigos adversários políticos.

Há uma articulação em curso para que o ex-tucano entre no PSB (ou no PSD) e forme uma chapa presidencial com o ex-presidente Lula nas eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?