metropoles.com

Haddad defende Tarcísio e diz que eles não discutem “política miúda”

Governador de SP, Tarcísio de Freitas, se reuniu com ministro Haddad para tratar da reforma tribututária e recebeu críticas de bolsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Tarcísio e Haddad
1 de 1 Tarcísio e Haddad - Foto: null

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta quinta-feira (6/7) que ele e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não discutem política miúda. Após se reunir com Haddad na quarta (5/7) para tratar de um acordo em torno da aprovação da reforma tributária, Tarcísio virou alvo de bolsonaristas, que criticaram sua postura conciliatória.

Tarcísio concorda com 95% da reforma tributária: “Não é um cavalo de batalha”

“Eu tenho visto manifestações, de parte a parte, acusando um governador, outro, não tem nada a ver com governo isso, gente, tem a ver com país, não é Fla-Flu a reforma tributária”, disse Haddad a jornalistas após se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários para acertar as votações da pauta econômica. A reunião com os deputados ocorreu na Residência Oficial da Presidência da Câmara, antes da sessão no plenário. Após o encontro, Haddad se encontrou com Lula no Palácio do Planalto.

Questionado se estava se referindo ao Tarcísio, o ministro respondeu:

“Eu recebi aqui o governador, como já o visitei no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de assuntos de Estado, assim como eu sento com Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central) para tratar de questões de Estado. Não são questões partidárias que estão sendo discutidas. Nós não estamos discutindo aqui essa política miúda, nós estamos pensando nas próximas gerações, até porque o impacto dessa reforma vai se estender por décadas”.

3 imagens
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas
1 de 3

O governador Tarcísio de Freitas e o ministro Fernando Haddad

2 de 3

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
3 de 3

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Hostilidades

O ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro foi hostilizado em uma reunião com integrantes do PL, na presença do ex-presidente, na manhã desta quinta-feira (6/7) em Brasília para tratar da reforma tributária. Tarcísio chegou a ser vaiado por aliados.

“Eu acho arriscado para a direita abrir mão da reforma tributária”, tentou dizer Tarcísio, após falar que havia ido ao encontro “na maior humildade”.

Ao ouvir vaias, porém, reclamou. “Tudo bem, gente. Se vocês acham que a reforma tributária não é importante, não vota, pô.”

Bolsonaro disse que Tarcísio, “com todo o respeito, não tem experiência política”. Afirmou também que havia ficado “chateado” com Tarcísio, como mostra vídeo obtido pelo Metrópoles.

O governador capitaneou a reunião que levou o Republicanos, partido com 41 deputados federais, a fechar questão a favor da reforma. O PL, com 99 deputados, tentou decidir uma posição do partido nesta quinta, mas não chegou a um entendimento final, apesar de boa parte dos parlamentares defenderem adiar a votação da reforma.

Deputados do PL defendem adiamento da tributária, mas reivindicam a paternidade

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?