metropoles.com

Haddad defende cumprir lei do bônus de desempenho a auditores fiscais

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse estar sensibilizando os ministérios envolvidos para regulamentar a lei do bônus de desempenho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Receita Federal
1 de 1 Receita Federal - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira (17/5) o cumprimento de uma lei de 2017 que prevê um bônus a auditores fiscais da Receita Federal. Sancionada no governo Michel Temer (MDB), a Lei nº 13.464/2017 criou um bônus de eficiência para analistas e auditores da Receita, mas ela ainda não foi regulamentada.

Para pressionar o governo, servidores estão planejando uma greve conjunta para os próximos dias.

Servidores da Receita planejam greve por bônus de desempenho

“Eu sou a favor de cumprir a lei. Se você fez um acordo lá atrás e fez uma lei prevendo, você tem que regulamentar. Então, se o acordo foi mal feito ou bem feito, o acordo virou lei”, disse Haddad ao ser questionado sobre o assunto na portaria do Ministério da Fazenda.

Ele disse que, desde janeiro, tem sensibilizado as pastas envolvidas no assunto (Casa Civil e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) para “fazer essa reparação” e defendeu que o bônus é “uma conquista dessa categoria de seis anos atrás”.

“Nós estamos aqui reparando um problema causado nos últimos sete anos”, continuou. E concluiu: “Ontem [terça-feira, 16/5], nós fizemos uma reunião e eu espero que essa semana a gente conclua as negociações, porque também não dá para esperar mais”.

Entenda

Desde a aprovação da lei, o governo federal posterga a regulamentação desse bônus, julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2022. A lei prevê um pagamento adicional para quem tiver bom desempenho.

Em março, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhaschegou a prometer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinaria um decreto de regulamentação nos dias seguintes, o que não ocorreu.

A mensagem foi divulgada em um grupo no WhatsApp com superintendentes, secretários e coordenadores da Receita Federal e foi transmitida para entidades que representam a categoria.

Os analistas e auditores são representados, respectivamente, pelo Sindireceita e Sindifisco Nacional. As categorias não têm histórico de bom relacionamento, mas os sindicatos estudam se unir para aprovar uma greve ampla na Receita Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?